Tempo
|
A+ / A-

D. Manuel Linda pede "grito" contra a fome no mundo

13 abr, 2018 - 12:24

O repto do novo bispo do Porto foi lançado na homilia de uma missa em que o ainda bispo das Forças Armadas foi homenageado por militares e forças de segurança.

A+ / A-

O novo bispo do Porto, D. Manuel Linda, disse hoje que "temos de gritar cada vez mais alto” contra a fome no mundo.

O repto de D. Manuel Linda foi lançado na homilia de uma missa, celebrada no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, em que o ainda bispo das Forças Armadas foi homenageado por militares e forças de segurança.

"Temos de gritar, e gritar cada vez mais alto, que não podemos tolerar o escândalo da fome no mundo", declarou D. Manuel Linda.

"Se nós, graças a Deus, aqui no Ocidente, temos este problema quase resolvido, não somos hoje cidadãos de uma aldeia, somos cidadãos do mundo globalizado e o que se passa no centro da Ásia ou África diz-nos respeito”, afirmou o prelado.

“Não pode haver mais no mundo. Chegamos ao ano 2018 e ainda não (se) resolveu o problema da fome para tantos milhões”, acrescentou D. Manuel Linda.

Sobre a homenagem que lhe foi prestada por militares e elementos das Forças Armadas e de Segurança, o bispo Linda declarou: “Cheguei e encontrei pessoas boas, mas saio e deixo pessoas santas. Só isso justifica que num dia de semana esteja aqui tanta gente."

Nas palavras que dirigiu aos presentes, D. Manuel Linda quis frisar a gratidão que pauta a relação entre as Forças Armadas e de Segurança com a sociedade, bem como a sua ligação a ambas, deixando um “obrigado” às Forças Armadas e de Segurança e à sociedade.

“E digo ainda um 'obrigado' a Deus que me colocou num setor, posso dizê-lo com emoção, só me deu muita alegria”, completou.

D. Manuel Linda foi nomeado bispo do Porto a 15 de março, para suceder a D. António Francisco dos Santos, falecido a 11 de setembro de 2017.

A entrada solene na diocese está marcada para as 16h00 de domingo, o dia de aniversário de D. Manuel, que completa 62 anos de idade.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+