Tempo
|
A+ / A-

Casos de eutanásia aumentam todos os anos na Bélgica

12 abr, 2018 - 10:50 • Vasco Gandra, em Bruxelas

Em 2002, a morte assistida passou a ser permitida no país em determinadas condições. Em 2014, o alargamento da lei a menores de idade gerou nova polémica e divisões.

A+ / A-

Veja também:


Os últimos dados oficiais disponíveis indicam que no biénio 2014-2015 foram registadas 3.950 declarações de eutanásia – ou seja, uma média de quase cinco casos de eutanásia por dia.

Desde que a lei entrou em vigor, em 2002, o número de eutanásias aumentou quase oito vezes, segundo os últimos dados disponíveis publicados pela Comissão Federal de Controlo e de Avaliação da Eutanásia, a entidade responsável por monitorizar a aplicação da lei na Bélgica.

De acordo com os dados relativos a 2014-2015, a esmagadora maioria das declarações (80%) foi feita em neerlandês, o que significa que a maior parte das eutanásias ocorreu na Flandres, região norte do país.

A maior parte foi praticada em pessoas entre os 70 e os 89 anos. Mas há um dado que interpela: 55 pessoas entre os 18 e os 39 anos pediram a eutanásia durante aqueles dois anos.

Em 2015, 67,8% dos que pediram eutanásia padeciam de cancro, 10,3% de polipatologias, 6,9% doenças do sistema nervoso e 5% doenças do aparelho circulatório.

Outro dado: houve 122 casos de pessoas com perturbações mentais ou de comportamento, o que representa cerca de 3% dos casos de eutanásia.

E mais um: 43,9% das eutanásias foram praticadas no domicílio, 41,9% no hospital e 12,3% em casas de cuidados e de repouso.

O que diz a lei belga

A lei belga permite a eutanásia em determinadas condições. No momento em que apresenta o pedido, o paciente deve ser capaz de exprimir a sua vontade, estar consciente, encontrar-se numa situação médica sem saída, num estado de sofrimento físico e/ou psíquico insuportável, devido a doença grave ou incurável.

O pedido deve ser feito de forma voluntária, refletida, repetida e sem pressões exteriores.

A eutanásia não é considerada um direito – a apresentação de um pedido não garante por si só que é aceite. O médico pode ou não dar seguimento ao pedido e deve informar exaustivamente o paciente sobre a sua situação, as possibilidades terapêuticas e ouvir um segundo parecer médico.

Nos casos em que o doente não pode comunicar a sua vontade (se estiver em coma, por exemplo), é exigida uma declaração antecipada para se proceder à eutanásia.

Em 2014, a lei foi alargada a menores de idade. O doente menor que pretende pedir a eutanásia deve ter capacidade de discernimento, encontrar-se num estado de sofrimento físico insuportável, numa situação médica sem saída que levará à morte a breve prazo. Os pais, ou os representantes legais, deverão dar o seu acordo.

As polémicas da lei

A legislação continua a gerar polémica e divisões. Em primeiro lugar, por causa dos termos da lei que permite a eutanásia no caso de sofrimento insuportável. Este é um termo subjetivo e difícil de medir, dizem os opositores.

“Não há um termómetro para medir o sofrimento”, afirma Carine Brochier do Instituto Europeu de Bioética (IEB).

Os críticos alertam também para a possibilidade de derivas e abusos e para a banalização da eutanásia. “Há bons cuidados paliativos na Bélgica mas parece que a eutanásia é a melhor forma de morrer. Isto é catastrófico”, considera a coordenadora do IEB que denuncia ainda a existência de “médicos que praticam a eutanásia sobre pressão de familiares”.

Por outro lado, Carine Brochier diz que, se o Estado atribui a responsabilidade da eutanásia ao pessoal do setor da saúde, está precisamente a romper com a vocação primeira de médicos e enfermeiros.

Outro ponto polémico é o recurso à eutanásia em caso de sofrimento psíquico insuportável. Estes casos representam cerca de 3% do total. Em 2014-2015, registaram-se 122 eutanásias em pessoas com transtornos mentais e de comportamento.

A Comissão Federal de Avaliação afirma que estes casos são cuidadosamente examinados por forma a garantir que cumprem as condições legais. Ainda assim, esta entidade de controlo constatou a existência de um caso em 2014-2015 que não respondia aos critérios essenciais da lei e enviou o dossiê para o Procurador do Rei (Ministério Público).

Por outro lado, especialistas garantem que não há fundamento científico objetivo para determinar que um sofrimento psíquico é incurável.

Já houve situações na Bélgica de eutanásia praticada em pessoas com sofrimento psíquico que suscitaram múltiplas questões e reações. Há três anos, 65 professores, psiquiatras e psicólogos escreveram uma carta aberta na imprensa a denunciar “a banalização crescente da eutanásia por único motivo de sofrimento mental”. Defendiam por isso o fim da eutanásia para estes casos concretos.

Há quatro anos, a Bélgica viveu nova polémica quando o Parlamento votou a lei que alarga a prática da eutanásia a menores de idade, indo mais longe do que a Holanda.

A Bélgica é assim o único país a autorizar a eutanásia em menores sem limite de idade – o que prevalece é, não a idade, mas a noção de capacidade de discernimento do adolescente.

No caso dos menores, a lei exclui a dor psíquica. Até agora a imprensa belga reportou dois casos de eutanásia em menores de idade.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João Lopes
    02 mai, 2018 Viseu 09:52
    A eutanásia e o suicídio assistido são diferentes formas de matar. Os tribunais, os médicos e os enfermeiros existem para defender a vida humana e não para matar nem serem cúmplices do crime de outros...

Destaques V+