Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Foi afetado pelo caso Cambridge Analytica? O Facebook vai dizer-lhe

09 abr, 2018 - 15:17 • Rui Barros

A rede social vai informá-lo se os seus dados foram recolhidos e usados pela consultora britânica. Facebook estima que 63 mil portugueses tenham sido afetados.

A+ / A-

Os utilizadores que viram os seus dados expostos e utilizados pela empresa Cambride Analytica vão começar a receber, esta segunda-feira, uma notificação no topo da página principal a informar que os seus dados foram utilizados pela consultora.

De acordo com o comunicado da empresa de Sillicon Valley, os utilizadores passarão a receber uma mensagem no topo do seu “feed” de notícias - a página principal da rede social, onde recebe informações sobre os seus amigos e páginas que segue - que indica caso os seus dados constavam na “lista” da Cambridge Analytica.

Os utilizadores poderão receber dois tipos de mensagem: uma, com uma breve explicação sobre como pode melhorar a sua privacidade na rede - que indica que os seus dados não foram recolhidos - e outra, mais longa, onde o Facebook explica como a sua informação foi usada pela consultora britânica.

Caso não tenha sido afectado, verá uma mensagem como no telemóvel da esquerda. Caso os sesu dados constem da base de dados da Cambride Analytica, verá uma mensagem semelhante à do telemóvel da direita. Foto: Facebook,

Uma estimativa da empresa prevê que a Cambridge Analytica terá recolhido cerca de 63.080 utilizadores do Facebook em Portugal. A aplicação "thisisyourdigitallife", criada por Alexandr Kogan, terá sido utilizada por 15 pessoas em Portugal, mas como a aplicação recolhia dados de todos os amigos destas pessoas, a rede social estima que o número de afectados em Portugal ronde os 63 mil.

A rede social Facebook tem estado no centro de uma vasta polémica internacional com a empresa Cambridge Analytica, acusada de ter recuperado dados de milhões de utilizadores da rede social, sem o seu consentimento, para elaborar um programa informático destinado a influenciar o voto dos eleitores, favorecendo a campanha de Donald Trump.

Quer livrar-se do Facebook? Boa sorte
Quer livrar-se do Facebook? Boa sorte
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+