Tempo
|
A+ / A-

Puigdemont já saiu da prisão. "É uma vergonha para a Europa haver presos políticos"

06 abr, 2018 - 12:54

Ex-presidente do governo da Catalunha pagou uma caução de 75 mil euros e, à saída, exigiu a libertação de todos os independentistas.

A+ / A-

Carles Puigdemont já saiu da prisão alemã, onde estava detido desde 25 de março.

Em declarações à imprensa à saída do estabelecimento prisional, o líder defendeu a necessidade de diálogo e disse que as autoridades espanholas já não têm argumentos para não dialogar com os políticos catalães.

"É uma vergonha para a Europa haver presos políticos", disse o líder catalão. "Confiei sempre na democracia europeia e na separação de poderes. Essa democracia está em causa na Espanha", acrescentou ainda Puigdemont, que defendendo a ideia de que a causa independentista "não é uma interna", mas uma questão "que afecta todos os cidadãos europeus".

Puigdemont exigiu ainda a libertação de todos os presos políticos.

"Sou pelo diálogo. Temos pedido diálogo mas só temos recebido uma resposta repressiva", acusou ainda o ex-presidente do governo regional da Catalunha. "Está na altura de fazer política. É preciso chegar a uma solução política, não a uma solução que se serve da lei", defendeu Puigdemont.

Numa conferência de imprensa em inglês, o ex-presidente da Generalitat agradeceu ainda, em alemão, "a solidariedade e apoio de todos os países europeus".

O antigo governante catalão foi detido a 25 de março após ter entrado, de carro, na Alemanha, quando regressava da Dinamarca, no âmbito de um mandado de captura europeu emitido por Espanha, que o acusa de rebelião e mau uso de verbas públicas por organizar um referendo, declarado ilegal pelo Tribunal Constitucional, sobre a independência da Catalunha.

O tribunal de Schleswig decidiu na quinta-feira que o ex-presidente da Generalitat não pode ser extraditado pelo crime de rebelião, porque a lei equivalente na Alemanha pressupõe o uso ou ameaça de força suficiente para contrariar a vontade das autoridades, mas ele ainda pode ser extraditado pela acusação de mau uso de fundos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    07 abr, 2018 02:27
    Dois comentários espanholistas.
  • Anónimo
    06 abr, 2018 22:00
    Nem a Alemanha de Merkel dá razão ao estado espanhol.
  • me
    06 abr, 2018 15:49
    Vergonha: tem sido deixaram andar os aldrabões, gatunos e outros beneméritos a fazerem o que lhes apetece.
  • Vil
    06 abr, 2018 Vila 14:45
    O crime compensa!

Destaques V+