Tempo
|
A+ / A-

Marcelo diz que Martin Schulz "fez muito" para defender os valores europeus

05 abr, 2018 - 23:57

Antigo presidente do Parlamento Europeu foi esta quinta-feira condecorado em Lisboa.

A+ / A-

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, agraciou o antigo presidente Parlamento Europeu Martin Schulz, considerando que "fez muito" para defender os valores europeus e que ficou ao lado da Europa "quando muitos desistiram".

"É com grande alegria que distingo um bom amigo de Portugal e as suas ações falam por si, em termos de solidariedade para com o nosso país. Martin Schulz fez muito para defender os valores da liberdade, democracia e direitos humanos. Estes valores representam o melhor da Europa e é por eles que temos de continuar a lutar", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa.

O Presidente da República agraciou hoje Martin Schulz com a Grã Cruz da Ordem da Liberdade, numa cerimónia que decorreu no Palácio de Belém e que contou com a presença do primeiro-ministro, António Costa, e do presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues.

"Ficou ao lado destes valores quando na Europa muitos desistiram a favor do nacionalismo e da discriminação. Como presidente foi sempre verdadeiro para com estes valores, garantindo que se refletem no projeto europeu através da solidariedade, coesão e convergência. Princípios que são a alma da União Europeia, mas que muitos esquecerem", disse Marcelo Rebelo de Sousa.

O Presidente da República considerou Schulz "um constante aliado e um dedicado amigo", destacando o seu papel em defender os princípios europeus quando Portugal necessitou de ajuda extrema, devido à crise económica e financeira que sofreu, e também o seu trabalho durante a crise de refugiados.

Martin Schulz mostrou-se orgulhoso com a distinção e confessou ser um grande admirador de Portugal, da sua cultura e da sua história.

"Sou um europeu muito convencido, que também estou convencido do futuro de Portugal. É preciso conhecer os países pela sua cultura e história e este país deu importante contributo para a identidade europeia", salientou.

O antigo presidente Parlamento Europeu, natural da Alemanha, defendeu depois que a Europa está a ser alvo de uma "dupla ameaça", externa e interna.

"Estou preocupado com a Europa, porque está ameaçada pelos que a querem destruir por dentro e pelos que querem destruir por fora. É uma dupla ameaça e temos de defender a Europa", disse.

Martin Schulz referiu que defender a Europa "é defender uma ideia", em que os países e as nações "trabalhem para além de todas as fronteiras".

"O fim das fronteiras foi o grande sucesso da Europa e temos que lutar contra quem quer construir novas fronteiras", concluiu.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+