Tempo
|
A+ / A-

Infetados com sarampo têm forma ligeira da doença e não a transmitem, diz DGS

03 abr, 2018 - 16:44

"É uma forma de sarampo modificada. O estado imunitário das pessoas é que modificou e não o vírus”, explica a directora-geral da Saúde, Graças Freitas.

A+ / A-

A diretora-geral da Saúde (DGS) revelou, esta terça-feira, que 80% das pessoas com sarampo no atual surto estão totalmente vacinadas e que todos os infetados desenvolveram uma “forma ligeira e modificada da doença”, mas não a transmitem.

Graça Freitas falava durante uma audição na Comissão de Saúde sobre o surto do sarampo e a vacinação, solicitada pelo PS e pelo PCP, durante a qual indicou que os infetados no presente surto - que já atingiu 86 pessoas - “desenvolveram uma forma modificada da doença e não transmitem”.

“O que estamos a assistir é uma forma de sarampo modificada. O estado imunitário das pessoas é que modificou e não o vírus”, sublinhou Graças Freitas.

A especialista em saúde pública adiantou que “o surto atual de sarampo é diferente daquele que atingiu Portugal no ano passado”, não se conhecendo, para já, qual o caso zero.

“Temos três possíveis linhagens de caso zero”, referiu, acrescentando que as investigações ainda decorrem.

Sobre as diferenças entre o atual surto e os dois que atingiram Portugal no ano passado, Graça Freitas referiu que o atual “só atinge adultos jovens”.

Entre os infetados, 80% estavam vacinados com duas doses. “Estavam, portanto, completamente e muito bem vacinados”, disse.

Relativamente à alegada necessidade de mais uma dose de vacina contra o sarampo, como questionaram alguns deputados da Comissão de Saúde, Graça Freiras disse estar certa de que, “neste momento, está muita gente a pensar em fazer mais um reforço contra o sarampo”.

No entanto, “até agora não há evidência científica de que isto deva ser feito”, sublinhou.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+