Tempo
|
A+ / A-

Jogos Salesianos promovem valores, tradições e culturas em Mirandela

02 abr, 2018 - 12:30 • Olímpia Mairos

A iniciativa vai levar a Mirandela mais de três mil pessoas, entre atletas, acompanhantes e voluntários. Promoção da prática desportiva, educação para a saúde, interculturalidade e educação para os valores são os objetivos dos Jogos que se realizam há 25 anos.

A+ / A-

A cidade de Mirandela vai acolher a 25.ª edição dos Jogos Nacionais Salesianos. Na iniciativa, que vai decorrer entre 27 de abril e 1 de maio, são esperadas cerca de três mil pessoas na cidade do Tua: 1.650 atletas/treinadores/animadores, mil acompanhantes e 250 voluntários, que vão apoiar na logística do evento.

A prática desportiva, a educação para a saúde, a interculturalidade e a educação para os valores são os objetivos centrais dos Jogos Nacionais Salesianos, que se realizam há 25 anos.

“Vemos estes jogos como um espaço de promoção de relações”, afirma o diretor da presença Salesiana em Mirandela, padre Paulo Pinto, realçando que a edição de Mirandela quer promover os valores da vida, da reconciliação e da paz”.

As competições desportivas ocorrem em vários escalões, nas modalidades de futsal, basquetebol, voleibol, karaté, ténis de mesa, natação e xadrez e são também um meio de evangelização.

“Não pensamos a nossa intervenção junto dos mais novos de outra forma que não seja evangelizar”, afirma o padre Paulo, recordando que D. Bosco, fundador dos Salesianos, “dizia que todo o trabalho que nós devemos aos jovens é para que eles possam chegar a ser honrados cidadãos, bons cristãos”.

“Entendemos que estas duas coisas não estão dissociadas, não há uma privatização destas coisas, mas bons cidadãos, porque com valores e empenhados naquilo que nós chamamos a caridade pastoral”, realça o diretor da Presença Salesiana.

Os jogos Salesianos querem também promover os territórios, as tradições e as culturas das cidades anfitriãs. As delegações participantes chegam de todo o país e também de Cabo Verde, “trazem os seus valores culturais mas, essencialmente, levam as vivências do local que os acolhe, neste caso Mirandela”, acrescenta o padre Paulo Pinto.

“A cidade está preparada, é acolhedora e com potencialidades turísticas muito fortes”

O município de Mirandela assumiu-se como entidade co-promotora dos jogos e está a preparar a cidade para o evento que, durante uma semana, aumenta a sua população em quase 30%.

“É uma excelente iniciativa, um orgulho muito grande receber os jovens e os seus familiares”, refere a presidente da autarquia, Júlia Rodrigues, realçando o “orgulho de ter em Mirandela a casa dos Salesianos há muitos anos, uma casa que faz parte da cidade e dos seus valores, muito interventiva a nível da nossa comunidade, e que acompanha o crescimento de muitos jovens”.

A Câmara Municipal preparou um pacote de iniciativas, um programa social e promocional, para proporcionar aos visitantes a oportunidade de realizarem visitas guiadas a diversos monumentos como o Palácio dos Távoras, a Igreja da Misericórdia, a Muralha – Arco de Stº António, a Ponte Medieval, o Museu Municipal Armindo Teixeira Lopes, o Museu da Oliveira e do Azeite, roteiros turísticos e culturais que permitem conhecer o concelho de Mirandela, e muita animação de rua, com iniciativas várias no Parque do Império.

A presidente da autarquia, Júlia Rodrigues, diz que “a cidade está preparada, é acolhedora e com potencialidades turísticas muito fortes” e quer mostrar o território para que “as pessoas que nos visitam regressem de novo”.

Os jogos nacionais Salesianos são reuniões desportivas conforme o ideal educativo de D. Bosco que via no desporto uma fonte de equilíbrio e que oferecia aspetos específicos importantes para a formação integral dos jovens, mas também de interação entre os participantes e fomento das relações pessoais, convívio, partilha e amizade.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+