Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

UE reúne-se com representante da Coreia do Norte

31 mar, 2018 - 15:39

A reunião entre altos funcionários da União Europeia e Kim Sing Gyong, responsável do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Coreia do Norte acontece em Bruxelas na próxima semana.

A+ / A-

Altos funcionários da União Europeia (UE) vão reunir-se na próxima semana em Bruxelas com Kim Sing Gyong, um responsável do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Coreia do Norte, indicaram este sábado fontes comunitárias, citadas pela agência espanhola EFE.

O encontro foi pedido por Pyongyang, afirmaram as mesmas fontes, que precisaram que Kim Sing Gyong, diretor do departamento europeu do ministério norte-coreano, vai ser recebido por altos funcionários do serviço europeu de ação externa e da Comissão Europeia.

As fontes comunitárias escusaram-se a adiantar os assuntos que serão abordados no encontro, mas, segundo os 'media' internacionais, o representante de Pyongyang irá provavelmente falar sobre a ajuda ao desenvolvimento destinada à Coreia do Norte e as sanções europeias aplicadas contra o país.

No passado dia 19 de março, a titular da diplomacia da Coreia do Sul, Kang Kyung-wha, participou como convidada no Conselho de Negócios Estrangeiros da UE.<

Na altura, a ministra sul-coreana agradeceu o "esforço conjunto" da UE e da comunidade internacional face à Coreia do Norte, que aceitou começar um processo de diálogo sobre uma possível desnuclearização da península coreana.

No próximo dia 27 de abril, está previsto um encontro entre o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o Presidente sul-coreano, Moon Jae-in. Será a primeira cimeira entre as duas Coreias em 11 anos.

Para maio é aguardada uma cimeira inédita entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos.

Encontro entre Coreias. Boas notícias do paralelo 38?
Encontro entre Coreias. Boas notícias do paralelo 38?
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+