Tempo
|
A+ / A-

Poluição no Tejo. Tribunal substituiu multa à Celtejo por admoestação

29 mar, 2018 - 17:51

Ministro admite que ficou desconsolado com a decisão do tribunal.

A+ / A-

O responsável da Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (IGAMAOT) disse em Santarém que foram levantados cinco processos de contraordenação à Celtejo, dois deles já decididos e impugnados judicialmente, com o Tribunal a decidir, num deles, substituir o pagamento da coima por uma admoestação.

Nuno Banza, que participou quarta-feira à noite numa sessão extraordinária da Assembleia Municipal de Santarém dedicada ao rio Tejo e que contou com a presença do ministro do Ambiente, afirmou que a (IGAMAOT) tem ainda três desses processos (dois relativos a 2016 e um a 2017, que foram apensados "por economia processual") em fase de decisão.

Respondendo a uma questão de deputado municipal Francisco Madeira Lopes, eleito pela CDU, o responsável da IGAMAOT afirmou que a empresa de celulose situada em Vila Velha de Ródão (distrito de Castelo Branco) recorreu judicialmente dos dois processos já decididos administrativamente, sendo que num deles lhe foi aplicada uma coima de 12.500 euros e no outro, ainda a aguardar decisão do Tribunal, de 48.000 euros.

No caso da coima de 12.500 euros, o Tribunal reduziu esse valor para 6.000 euros "e decidiu substituir o pagamento da coima por uma admoestação, ou seja, por uma repreensão escrita", declarou.

Contactado pela Renascença, o ministro do Ambiente confessa ter ficado desconsolado com esta decisão.

O caso diz respeito a processos anteriores à poluição detectada no Tejo já este ano e que ainda está em fase processual. João Matos Fernandes admite que esperava que a multa de 12.500 euros se mantivesse. “Sentimo-nos desconsolados, porque objetivamente aquilo que são os factos que a IGAMAOT demonstra são confirmados na decisão judicial. A partir desse momento tínhamos a expetativa que o valor da coima fosse mantido.”

Para o ministro do Ambiente trata-se de uma questão de sensibilidade dos próprios juízes, recusando alterações à atual lei: “Não creio. Aliás, as multas ambientais têm até valores bastante elevados. É mesmo uma questão da ponderação que os juízes fazem da dimensão do prejuízo que é causado quando existe um crime ambiental, ou uma grave contraordenação ambiental. É mesmo uma questão de ponderação”.

Carla Graça, da associação ambientalista ZERO, considera, por seu lado, que aumentar as multas poderia ser dissuasor. No caso concreto deste processo, a substituição da multa por uma admoestação é um sinal errado aos potenciais poluidores. “É lamentável porque não é o sinal que seria necessário dar à sociedade a aos industriais que têm atividades no ambiente e nos recursos hídricos”, lamenta.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • pois é!
    30 mar, 2018 lx 19:20
    a justiça dos "juízes" que temos! E o que é que a ministra tem a ver com isto?...só a má fé ou a ignorância pode culpar a ministra!
  • fanã
    29 mar, 2018 aveiro 20:35
    Uma Ministra da justiça , a altura , multa-se o ladrão de galinhas sem dó nem piedade , mas perdoa-se os criminosos da Alta . Só posso qualificar de MAFIA os nossos governantes !

Destaques V+