29 mar, 2018 - 14:50
O Vaticano nega enfaticamente a veracidade de uma entrevista publicada esta quinta-feira pelo jornal italiano “La Repubblica”, que contém numerosas citações atribuídas ao Papa Francisco.
Numa nota divulgada pela Sala de Imprensa da Santa Sé, o Vaticano alerta que o Papa recebeu o autor do artigo, Eugenio Scalfari, num encontro privado por ocasião da Páscoa, mas que não lhe concedeu qualquer entrevista.
“Tudo o que é referido pelo autor no artigo de hoje é fruto da sua reconstrução, em que não surgem citadas as palavras textuais pronunciadas pelo Papa. Nem uma vírgula do referido artigo deve ser considerado como uma fiel transcrição das palavras do Santo Padre”, diz a nota.
Esta não é a primeira vez que Scalfari, que tem 93 anos, publica entrevistas com o Papa baseadas na sua memória de conversas entre os dois, uma vez que o veterano jornalista não utiliza gravador nas suas conversas nem tira apontamentos.
A suposta entrevista publicada esta quinta-feira gerou alguma polémica nas redes sociais uma vez que Francisco é citado como tendo dito que “não existe inferno. O que existe é o desaparecimento de almas pecadoras”.
Estas palavras contradizem diretamente, porém, outras pronunciadas antes pelo Papa Francisco, que já se referiu diversas vezes não só ao demónio como ao inferno.