Tempo
|
A+ / A-

Vaticano desmente entrevista do Papa ao “La Repubblica”

29 mar, 2018 - 14:50

“Nem uma vírgula” do artigo assinado pelo nonagenário Eugenio Scalfari deve ser interpretado como uma transcrição fiel das palavras do Santo Padre.

A+ / A-

O Vaticano nega enfaticamente a veracidade de uma entrevista publicada esta quinta-feira pelo jornal italiano “La Repubblica”, que contém numerosas citações atribuídas ao Papa Francisco.

Numa nota divulgada pela Sala de Imprensa da Santa Sé, o Vaticano alerta que o Papa recebeu o autor do artigo, Eugenio Scalfari, num encontro privado por ocasião da Páscoa, mas que não lhe concedeu qualquer entrevista.

“Tudo o que é referido pelo autor no artigo de hoje é fruto da sua reconstrução, em que não surgem citadas as palavras textuais pronunciadas pelo Papa. Nem uma vírgula do referido artigo deve ser considerado como uma fiel transcrição das palavras do Santo Padre”, diz a nota.

Esta não é a primeira vez que Scalfari, que tem 93 anos, publica entrevistas com o Papa baseadas na sua memória de conversas entre os dois, uma vez que o veterano jornalista não utiliza gravador nas suas conversas nem tira apontamentos.

A suposta entrevista publicada esta quinta-feira gerou alguma polémica nas redes sociais uma vez que Francisco é citado como tendo dito que “não existe inferno. O que existe é o desaparecimento de almas pecadoras”.

Estas palavras contradizem diretamente, porém, outras pronunciadas antes pelo Papa Francisco, que já se referiu diversas vezes não só ao demónio como ao inferno.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cris
    31 mar, 2018 São Paulo SP 20:22
    Para verificar a veracidade do que publicam sobre o papa e a Igreja Católica Apostólica Romana, ver nos canais oficiais: 1.conta de Twitter do Papa Francisco @Pontifex_pt 2.o site do Vaticano vatican.va 3 a Sala de Imprensa da Santa Sé 4 a página do Facebook News.va 5 o jornal do Vaticano L’Osservatore Romano, 6 a Rádio Vaticano 7 o Centro Televisivo Vaticano (CTV) 8 o aplicativo para celulares e tablets ‘The Pope App’, administrado por News.va. Se não constam dos meios oficiais da Igreja Católica Apostólica Romana, são mentiras. Simples assim. REDAÇÃO CENTRAL, 25 Ago. 17 / 04:00 pm (ACI).- Nesta semana, viralizou através do serviço de mensagens de WhatsApp um texto atribuído ao Papa Francisco sobre a família que não foi pronunciado pelo Pontífice. A mensagem que afirmam ser do Papa é intitulada “Família, lugar de perdão”, e garante que foi extraída de uma homilia pronunciada pelo Santo Padre em um “retiro”, sem especificar a data e o local. “
  • Cris
    31 mar, 2018 São Paulo SP 20:07
    Fana, Conforme a matéria acima, que não sei se vc leu (me parece que não), o papa não falou que o inferno não existe. Até pq contraria totalmente a doutrina da Igreja sobre sua existência, e isso não é possível vir do próprio papa. O jornalista não anota nem grava as palavras do interlocutor. O que ele escreve então? Escreve o que ele "lembra", do alto dos seus 93 anos!! Lamentável é isso, um jornalista publicar um texto ou "entrevista" baseado não no que o entrevistado falou, e sim no que ele lembra ou pensa
  • fanã
    30 mar, 2018 aveiro 19:04
    Lamento mas Papa Francisco nega uma evidencia .............."O INFERNO EXISTE" , diariamente temos a prova disso !.... e não é uma Hipótese , mas uma realidade neste Mundo corrompido !

Destaques V+