Tempo
|
A+ / A-

Puigdemont vai continuar a lutar pela “liberdade na Catalunha"

24 mar, 2018 - 17:30

“Por vocês, companheiros e companheiras que são reféns de um Estado repressor, pela liberdade na Catalunha", escreveu no Twitter.

A+ / A-

O ex-presidente do Governo Regional da Catalunha Carles Puigdemont garante que vai "lutar até ao fim" por todos aqueles que considera "reféns de um Estado repressor" e pela "liberdade na Catalunha".

Numa mensagem divulgada na rede social Twitter, Puigdemont fez referência aos políticos catalães que foram detidos por ordem de um juiz do Supremo Tribunal de Espanha.

"Obrigado pela vossa coragem, pela vossa força. Dignidade, admiração e respeito. Lutaremos até ao fim. Por vocês, companheiros e companheiras que são reféns de um Estado repressor, pela liberdade na Catalunha", escreveu na sua conta na rede social.

O Supremo Tribunal espanhol decidiu na sexta-feira aplicar prisão efetiva sem fiança a cinco políticos independentistas catalães, acusados de delito de rebelião, no quadro da tentativa de criação de uma república independente na Catalunha.

O ex-presidente da Generalitat, refugiado há alguns meses na Bélgica, deslocou-se nos últimos dias a Helsínquia para dar uma conferência, uma deslocação destinada a internacionalizar o processo independentista da Catalunha.

O juiz do Supremo Tribunal espanhol Pablo Llarena emitiu também mandados de detenção europeus e internacionais contra seis dirigentes independentistas pelo seu papel na tentativa de secessão da Catalunha, entre os quais Carles Puigdemont.

Segundo o deputado finlandês Mikko Kärnä, Puigdemont já deixou Helsínquia na sexta-feira à noite.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Lindo
    26 mar, 2018 Faro 10:30
    "liberdade na Catalunha" - diz ele...... Isto é um atentado aos países que realmente estão oprimidos por ditadores sem escrúpulos. Desde quando é que não há liberdade na catalunha?! Este bacano "ateou o fogo" e fugiu, tipo "o último a sair que feche a porta"; aonde é que está a credibilidade deste individuo?!
  • Luis
    24 mar, 2018 Gmr 19:24
    Título alternativo: Puigdemont vai continuar actividade criminosa, fomentando a rebelião e a desunião entre espanhóis.
  • Dario
    24 mar, 2018 Danes 18:25
    Liberdade da Catalunha?? Pois, não lutes pela tua liberdade, não! Enquanto não fores parar à cadeira elétrica ainda estás com sorte!

Destaques V+