Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

O que sabemos sobre o ataque em Carcassonne

23 mar, 2018 - 16:42 • João Carlos Malta

O atacante, as vítimas e o herói. O resumo de mais um dia de horror em França.

A+ / A-
O que sabemos sobre o novo episódio de terror em França
O que sabemos sobre o novo episódio de terror em França

Um ataque terrorista registado esta sexta-feira, 23 de março, em Carcassone, no sul de França, provocou quatro mortos, entre os quais o atacante, e 16 feridos.

O quê?

Um homem começou por roubar um carro em Carcassonne, sul de França. Aí feriu o condutor e matou o passageiro com um tiro na cabeça. Seguiu ao volante do automóvel e, a uma distância de 15 minutos do supermercado, disparou seis vezes sobre um grupo de quatro polícias que regressava de uma corrida ("jogging").

Um polícia foi ferido a tiro no ombro, mas está estável e fora de perigo. O carro foi mais tarde encontrado no parque de estacionamento de um supermercado.

Em seguida, o terrorista barricou-se nesse espaço comercial, onde fez reféns, até ser morto numa operação policial, por volta das 13h40.

Onde?

O incidente decorreu em Trèbes, a cerca de 20 minutos de Carcassonne.

As vítimas

O cidadão português foi baleada na cabeça junto ao carro em Carcassone e está em estado grave. Outra pessoa que seguia na viatura foi ferida com gravidade.

No supermercado, e depois de ter gritado "Allahu Akbar! Vou matar-vos a todos!", o atacante matou duas pessoas.

Quem?

Redouane Lakdim, de 26 anos, cidadão marroquino, chegou a exigir a libertação de Saleh Abdeslam, o terrorista que em novembro de 2015 participou nos atentados de Paris, em que morreram cerca de 130 pessoas, 89 das quais estavam a assistir a um concerto no Bataclan.

O que se passou dentro do supermercado

Carole, uma das reféns que fazia compras no supermercado, descreveu como as pessoas se refugiaram numa arca frigorífica.

"Um homem gritou e atirou várias vezes. Eu vi a porta da arca frigorífica e pedi às pessoas para virem e se abrigarem", disse à Franceinfo.

"Nós éramos dez e ficámos lá uma hora. Houve mais tiros e saímos pela porta dos fundos”, acrescentou.

Estava referenciado?

Segundo as autoridades, Lakdim agiu sozinho e já estava referenciado, embora não por suspeitas de ligações jihadistas.

O ministro francês do Interior, Gerard Collomb, diz que era conhecido pelas autoridades, mas apenas por pequenos delitos e não era considerado uma ameaça terrorista. O ministro acredita que Lakdim agiu autonomamente.

Polícia herói

Um tenente-coronel da polícia militar tornou-se um dos heróis do ataque desta sexta-feira, em França, ao trocar de lugar com um refém.

O homem, de 45 anos, ficou ferido com gravidade em resultado da operação das forças de segurança que colocou um ponto final no sequestro num supermercado de Trèbes e acabou por falecer.

Meios no local

Para o local foram mobilizados dois helicópteros da polícia militar, 80 bombeiros e muitas equipas de emergência médica.

Reivindicado

O Estado Islâmico reivindicou o ataque, sem contudo fornecer qualquer tipo de prova.

Número de mortes

Desde 2015 morreram mais de 240 pessoas por atacantes que se disseram inspirados ou juraram fidelidade ao autodenominado Estado Islâmico.


[notícia atualizada às 09h06 de dia 24]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Nelo Night
    23 mar, 2018 Portugal 19:57
    Mais um acto de um fanático da religião da paz....

Destaques V+