Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ministro da Saúde diz que "é preciso vacinar" contra o sarampo

19 mar, 2018 - 19:02

Adalberto Campos Fernandes garante não haver motivo para preocupação sobre o surto de sarampo.

A+ / A-

O ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, afirma que "não há motivo para preocupação" em relação ao surto de sarampo detetado na semana passada no porto e com 42 doentes confirmados até agora.

Adalberto Campos Fernandes considerou "pouco racional e sensato" a falta de vacinação das pessoas, assinalando que a vacina continua a ser "uma arma" contra doenças infeciosas como o sarampo.

"É preciso vacinar", insistiu, defendendo a necessidade da "luta contra a ignorância" perante as "evidencias científicas" dos benefícios e da "elevada segurança" das vacinas.

O titular da pasta da Saúde falava aos jornalistas à entrada de uma iniciativa onde participou na Faculdade de Medicina de Lisboa.

O ministro disse "não ter indicação" de que se esteja perante uma nova estirpe do vírus do sarampo, dado haver profissionais de saúde com a doença e que foram vacinados.

Adalberto Campos Fernandes desconhece igualmente se entre os profissionais de saúde infetados há algum pediatra.

O ministro crê que "se entrou na fase de reversão do surto".

O secretário de Estado da Saúde revelou hoje existirem em Portugal 42 casos confirmados de sarampo, todos em adultos, ao passo que o número de casos suspeitos subiu para 117 e abrange "apenas uma criança, de 12 meses".

Dos 42 casos confirmados de sarampo, todos dizem respeito a adultos e existem 39 casos "a aguardar resultados", acrescentou Fernando Araújo, numa conferência de imprensa realizada no Porto para fazer o ponto de situação sobre o surto de sarampo verificado na região Norte.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • a
    20 mar, 2018 portugal 16:43
    O país está vacinado com uma taxa quase de 100%. Falta é vacinar as pessoas que entram nos movimentos migratórios, por exemplo nos aeroportos.
  • a
    20 mar, 2018 portugal 08:53
    Com ou sem vacina, somente está imune quem já adquiriu a doença. O impacto é exatamente o mesmo em todas as pessoas, exceto quem tenha um sistema imunitário sem defesas naturais.
  • El Toro
    19 mar, 2018 Remar 20:31
    Ó toni, se é preciso vacinar porque é que não vacinais??

Destaques V+