Tempo
|
A+ / A-

Finlândia é o país “mais feliz do mundo”

15 mar, 2018 - 20:57

Portugal melhorou e está a meio da tabela. Burundi é agora o país menos feliz, segundo o relatório das Nações Unidas.

A+ / A-

A Finlândia é o país “mais feliz do mundo”, de acordo com um relatório anual das Nações Unidas. Portugal melhorou e está a meio da tabela.

Os finlandeses, conhecidos pela Nokia, Angry Birds e por serem fãs de sauna e de heavy-metal, destronaram a Noruega neste Relatório Mundial de Felicidade de 2018, que mede o nível de bem-estar dos habitantes de 156 países.

Os lugares cimeiros da lista são ocupados por países do Norte a Europa. A Noruega ocupa agora a segunda posição, seguida da Dinamarca, Islândia e Suíça.

Portugal está no 77.º lugar deste ranking da ONU, uma subida em relação ao 89.º posto do ano anterior, um reflexo da saída dos piores anos de crise e do resgate da troika.

A República Centro-Africana deixou de ser o país menos feliz do mundo, lugar indesejado que é agora ocupado pelo Burundi, que mergulhou numa crise profunda depois de o Presidente Pierre Nkurunziza ter anunciado a recandidatura contestada pela oposição.

Os dez primeiros países da lista foram também os que registaram melhor nível de bem-estar dos imigrantes.

“A descoberta mais marcante do relatório é a notável consistência entre a felicidade dos imigrantes e dos nacionais”, disse à BBC John Helliwell, um dos autores do estudo e professor na Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá.

O relatório baseia-se num questionário e num conjunto de fatores, como o crescimento económico, os apoios sociais, esperança de vida, liberdade de escolha, generosidade e perceção do nível de corrupção.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+