Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Há partículas de plástico em água engarrafada à venda em Portugal

15 mar, 2018 - 16:43 • Teresa Almeida

Em causa estão a marca francesa Evian, a suíça Nestle e a italiana San Pellegrino, indica um estudo da Universidade Estadual de Nova Iorque.

A+ / A-

Há partículas de plástico em água engarrafada de algumas marcas vendidas em Portugal, segundo um estudo da Universidade Estadual de Nova Iorque divulgado esta quinta-feira.

A investigação detetou quatro marcas com água contaminada. Três delas são europeias e estão à venda em Portugal.

O estudo da Universidade Estadual de Nova Iorque garante que as águas contêm partículas de plástico minúsculas, cujos efeitos na saúde são pouco conhecidos.

Em causa estão a marca francesa Evian, a suíça Nestle e a italiana San Pellegrino. São estas as três marcas de água europeias que estão contaminadas com partículas de plástico minúsculas

A outra marca que é referida neste estudo é a Aquafina, uma marca com origem nos Estados Unidos.

A investigadora Sherri Mason afirma que foram analisadas 250 garrafas de nove países: Brasil, China, Estados Unidos, Índia, Indonésia, Quénia, Líbano, México e Tailândia.

Foi encontrado plástico em 93% das garrafas de água destas marcas, mais concretamente polipropileno, nylon e outras substâncias.

A investigadora acredita que esta contaminação resulta do processo de engarrafamento, ou seja, da garrafa, da tampa, e do processo industrial de engarrafamento.

Sobre os efeitos que estas substâncias podem ter na saúde, Sherri Masson admite haver uma relação com certos tipos de cancro, a diminuição da quantidade de espermatozoides ou a incidência de certas doenças, como o autismo ou défice de atenção. Por isso, conclui esta investigadora, a água da torneira é, globalmente, mais segura do que a água engarrafada.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Mário Neves
    15 mar, 2018 Alverca 22:45
    Já que a vida é feita de escolhas e opções, parece que também na escolha da água que devemos ingerir não temos muito por onde eolher. A da rede pública "brinda-nos" com mercúrio entre outros metais, bem como e-coli e todo o tipo de bacílos e bactérias. Já a água engarrafada nas tão práticas garrafas de polietileno tereftalato afectam o nosso siatema hormonal e provocam alguns tipos de cancro. Ou seja temos de fazer a escolha da forma que queremos ser contaminados e padecer de uma qualquer doença grave. É tudo uma questão de escolha e prosseguir na nossa "marcha fúnebre"
  • Yuliya Santos
    15 mar, 2018 Santo António dos Cavaleiros 21:31
    Boa noite comprei agua do continente e têm um sabor e cheiro muito estranho , gostava de saber o que posso fazer?
  • Mário Ferreira
    15 mar, 2018 Barreiro 18:49
    Todos os que apanham amêijoas no Barreiro deixam garrafas e outros produtos no rio Tejo ou seja cospem na sopa

Destaques V+