Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Rex Tillerson diz que trabalhará para uma transição "ordeira e suave"

13 mar, 2018 - 19:03 • João Carlos Malta

O chefe da diplomacia norte-americana foi despedido de manhã via Twitter e falou à tarde ao país. Em tom calmo, reforçou a importância do momento político que os Estados Unidos vivem.

A+ / A-

O secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, que foi despedido via Twitter na manhã desta terça-feira pelo Presidente Donald Trump, disse que vai delegar todas as responsabilidades para o número dois da Secretaria de Estado e apontou o fim de Março para a saída oficial do lugar que ocupa.

“O que é mais importante é que seja uma transição suave e ordeira, num momento em que o país continua a enfrentar importantes desafios políticos e de segurança nacional”, disse Rex Tillerson em conferência de imprensa.

“A minha missão como secretário de Estado termina à meia-noite de 31 de março. No tempo entre o dia de hoje e essa data vou tratar de algumas burocracias relativas à minha saída e contribuir para uma transição suave e ordeira para o novo secretário de Estado, Mark Pompeo”, acrescentou.

Numa intervenção de menos de 10 minutos, sem direito a perguntas, Tillerson passou em revista os principais momentos dos meses em que trabalhou na Casa Branca. Sobre a Coreia do Norte revelou que a estratégia de pressão máxima em relação àquele país teve resultados aquém das expectativas.

Também na Ásia, as relações com a China têm ainda muito trabalho pela frente, na opinião do secretário de Estado agora demitido, para que se tornem “claras”.

Já sobre a Rússia, Tillerson disse que se Putin continuar com a mesma linha política tenderá a reforçar o isolamento dos russos na cena internacional.

O ex-chefe da diplomacia norte-americano vai agora voltar ao setor privado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+