Tempo
|
A+ / A-

Navio espanhol de 118 metros encalha à saída do Tejo

06 mar, 2018 - 07:50

O navio, com 10 tripulantes a bordo, tinha saído do terminal do Beato, em Lisboa, rumo a Marrocos.

A+ / A-

O navio Betanzos com bandeira espanhola está encalhado junto ao Bugio, na foz do rio Tejo, com 10 tripulantes a bordo, que estão bem, disse o comandante Coelho Gil.

"Cerca da 1h00 o navio teve um 'blackout' total à saída da barra, ficou à deriva e depois a maré acabou por levá-lo à situação em que está agora junto ao Bugio. Está encalhado", adiantou o comandante da Capitania do Porto de Lisboa, Coelho Gil.

O 'blackout' apaga a propulsão, a energia a bordo, ficando o navio à deriva, sem capacidade para se movimentar.

"A maré pegou no navio, devolveu-o ao rio Tejo, mas pelo lado errado, para o Bugio numa área que tem muitos cabeços de areia e ele acabou por encalhar", disse.

O comandante Coelho Gil adiantou que "os 10 tripulantes estão todos bem. O navio tem 118 metros e tinha saído do terminal do Beato, em Lisboa, rumo a Casablanca [Marrocos]".

Segundo a mesma fonte, a agência, a capitania e a administração do Porto de Lisboa já estão a preparar os rebocadores para proceder à operação para desencalhar o navio.

"A agência responsável por retirar o navio já está a preparar os rebocadores. Agora como a maré está a vazar já não é possível rebocá-lo. Provavelmente só na próxima preia-mar que será às 18h00", explicou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+