Tempo
|
A+ / A-

Sociais-democratas aprovam nova coligação com Merkel

04 mar, 2018 - 09:17

Após quatro meses de negociações, o SPD aprovou o acordo com a CDU e a CSU. Está aberto o processo de formação do próximo governo de coligação na Alemanha que será liderado por Angela Merkel, o seu quarto mandato.

A+ / A-
Após quatro meses, Alemanha tem uma coligação liderada por Merkel
Após quatro meses, Alemanha tem uma coligação liderada por Merkel

Os militantes do Partido Social-Democrata alemão (SPD) aprovaram o acordo com a União Democrata-Cristã (CDU) e a União Social-Cristã (CSU), decisivo para a formação de um governo de coligação na Alemanha, confirmou hoje a direção do partido.

Cerca de 66% dos votantes na consulta interna deram o "sim" à coligação para um Governo liderado por Angela Merkel, que vai agora poder iniciar o seu quarto mandato, mais de cinco meses após as eleições.<

Os 463.723 militantes sociais-democratas foram convocados para esta votação, vinculativa, que decorreu por correspondência entre 20 de fevereiro e 2 de março.

Com o acordo aprovado pelos militantes, a câmara baixa do parlamento, Bundestag, deve aprovar o novo governo a 14 de março, quase seis meses depois das eleições de 24 de setembro.

Angela Merkel, através da conta no Twitter da CDU felicitou os sociais-democratas "pelo claro resultado obtido" e acrescentou que "aguarda com expectativa uma maior cooperação [entre os dois partidos] em benefício do país".

O que sabe do novo governo

O SPD entra no novo governo com seis ministros, três mulheres e três homens. O mesmo número de pastas governamentais que a CDU de Merkel.

Os sociais-democratas vão ficar com as pastas dos Negócios Estrangeiros, Trabalho e Finanças. Até aqui, o Ministério das Finanças era chefiado por Wolfgang Schäuble dos conservadores da CDU, pasta que agora deve passar para as mãos do SPD.

Um dos nomes apontados para futuro ministro das Finanças é o de Olaf Scholz - atual líder interino dos sociais-democratas alemães. Para já, Scholz ainda não confirmou se será ou não o próximo senhor que segue.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • VICTOR MARQUES
    05 mar, 2018 Matosinhos 11:15
    Eis uma mulher que "os" tem no sítio! Os da oposição, claro!!!...

Destaques V+