Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Frio siberiano deixa Europa em alerta

26 fev, 2018 - 19:58

A+ / A-
Roma acorda coberta de neve
Roma acorda coberta de neve

A Europa Central está a ser atingida por uma vaga de frio siberiano. Roma e Nápoles, em Itália, acordaram cobertas de neve. Naquele país já foi ordenado o encerramento de escolas e de várias estradas no centro e no sul, cobertas de pelo menos 10 centímetros de neve.

Em França foram abertos mil e 300 centros de acolhimento para sem-abrigo, numa tentativa de minimizar o impacto junto desta população.

Em Estrasburgo, o centro de acolhimento de emergência conta com quase 60 pessoas em simultâneo. Já foram, inclusive, registadas vítimas mortais em França.

Um sem-abrigo foi encontrado no domingo, sem vida junto ao pórtico de uma igreja em Valence, nos Alpes, onde durante a noite os termómetros chegaram aos -3ºC.

Na sexta-feira foi encontrado o corpo de um homem de 62 anos que vivia numa cabana de madeira nos Yvelines.

Já na Grã-Bretanha os avisos de frio extremo alertam para a necessidade de proteger crianças de colo e idosos. E também a Alemanha regista as temperaturas mais baixas dos últimos anos.

Em Portugal, a vaga de frio deu origem a um fenómeno raro, de neve no ponto mais alto da Ilha do Pico, Açores, que atraiu dezenas de pessoas.

Esta vaga de frio glaciar levanta preocupações na Europa, quanto ao fornecimento de energia e à subida do preço do gás. Nos mercados britânicos, holandeses, belgas e franceses, os preços do gás estão a subir a pique, o que deverá afetar o centro do continente nos próximos dias.

A maior vaga de frio deste inverno, na Europa, deve durar até à próxima quinta-feira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+