Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Grupo de trabalho vai tentar acabar com contrabando de combustíveis em Portugal

26 fev, 2018 - 14:50

O grupo para a identificação de possíveis irregularidades na entrada de combustíveis no território nacional surge depois de o Estado ter avançado para tribunal contra empresas contrabandistas de combustível.

A+ / A-

O Governo anunciou a criação de um grupo de trabalho para tentar acabar com o contrabando de combustíveis em Portugal.

O grupo para a identificação de possíveis irregularidades na entrada de combustíveis no território nacional surge depois do Estado avançar para tribunal contra empresas contrabandistas de combustível.

A missão do grupo passa, primeiro, por "identificar possíveis constrangimentos à correta aplicação da legislação nacional, e depois avaliar o impacto económico da entrada de combustíveis no território nacional sem o cumprimento das obrigações legais.

O despacho foi publicado esta segunda-feira, em Diário da República.

O Governo identificou, em janeiro, um total de cinco empresas que vão comprar combustível a Espanha para depois vendê-lo em Portugal sem incorporar a quantidade de biocombustível exigida na lei nacional, pois a quantidade exigida no país vizinha é inferior à portuguesa.

Apetro aplaude

O secretário-geral da Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (Apetro), António Comprido, congratula-se com a decisão do Governo de criar este grupo de trabalho para acabar com importações ilegais de gasóleo.

António Comprido diz à Renascença que a medida faz todo o sentido e satisfaz o sector dos combustíveis.

“É uma matéria complexa, sobretudo desde que foi abolido o controlo de fronteiras, é mais difícil detetar estas situações, por isso, achamos que faz todo o sentido que um grupo de trabalho multidisciplinar tente encontrar medidas alternativas para mitigar esse efeito ou, se possível, bani-lo das práticas de alguns operadores”, refere o secretário-geral da Apetro.

António Comprido diz que a associação está disponível para colaborar com o grupo de trabalho.

[notícia atualizada às 16h02]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+