Tempo
|
A+ / A-

​Amnistia Internacional. Portugal falhou no acolhimento de refugiados

22 fev, 2018 - 07:58

Relatório anual da organização aponta também situações de discriminação contra minorias de origem africana e cigana.

A+ / A-

A Amnistia Internacional (AI) diz que Portugal falhou no acolhimento de refugiados no âmbito do programa de recolocação da União Europeia.

A conclusão consta do relatório anual da instituição divulgado esta quinta-feira.

De acordo com o documento, Portugal recebeu 1.518 refugiados vindos da Grécia e Itália e destes cerca de metade já foram embora do país.

No mesmo documento, a AI diz que ainda as minorias de origem africana e cigana continuam a ser discriminadas em termos de habitação.

A organização recorda os avisos feitos num relatório publicado em fevereiro pela Relatora Especial da ONU para o direito à habitação condigna, Leilani Fahra, que exortou as autoridades portuguesas a priorizar a construção de casas para substituir bairros de lata e a garantir que despejos e demolições não resultam em sem-abrigo.

Por sua vez, o comissário europeu para os Direitos Humanos, Nils Muiznieks apelou em março à criação de novos programas de habitação social, preocupado com as condições dos agrupamentos de ciganos e outros grupos vulneráveis.

Um exemplo mencionado é o do Bairro 6 de Maio, no concelho da Amadora, onde muitos moradores de ascendência africana e cigana confessaram ter receio de serem despejados à força e de verem as suas casas demolidas.

Ainda na Amadora, o relatório da AI refere o processo de que são alvo 18 agentes da polícia por maus-tratos a seis homens de ascendência africana em 2015, nomeadamente tortura, prisão ilegal, abuso grave de poder e outras ofensas agravadas por racismo.

A violência sobre os presos, as condições na prisão e prisão preventiva e a situação dos pacientes em unidades psiquiátricas portuguesas são também motivo de preocupação da Amnistia Internacional.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Beaver
    22 fev, 2018 Fornos de Algodres 14:54
    "De acordo com o documento, Portugal recebeu 1.518 refugiados vindo da Grécia e Itália e destes cerca de metade já foram embora de Portugal." Pudera!!! Eles querem é ir para a Alemanha ou Inglaterra. A vinda para Portugal é só para terem a documentação necessária para entrarem legalmente nesses Paises !!!! Só os Africanos e os ciganos é que gostam disto, em especial do Bairro 6 de Maio que, segundo consta publicamente, é uma ocupação ilegal de terrenos privados, que a Autarquia Comunista da Amadora ( à altura do PREC ) deixou invadir, ocupar, e comercializar espaços a interesseiros ilegais. E se alguém for desalojado, podem reconstruir os prédios degradados que abundam na Grande Lisboa, pagar o respectivo IMI, al´me das taxas Camarárias. Ou será que a AI pretende que os "tadinhos" recebam tudo de borla, à conta dos contribuintes, enquanto a população pagadora se vê a braços com despesas atrás de despesas?
  • EU
    22 fev, 2018 UE 11:06
    Não concordo com esse relatório. O que mais há em Portugal são ciganos, pretos e muçulmanos. Se continuarem a entrar migrantes em Portugal daqui a pouco a minoria seremos nós!

Destaques V+