Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pré-acordo para aumentar salários na Autoeuropa

21 fev, 2018 - 15:02

Entendimento contempla um aumento dos salários, que deverá rondar os 3,2%.

A+ / A-

A comissão de trabalhadores e administração da Autoeuropa chegaram esta quarta-feira a um pré-acordo.

O entendimento contempla um aumento dos salários dos trabalhadores da Autoeuropa, que deverá rondar os 3,2%.

Trata-se de um aumento mínimo de 25 euros, com retroativos a 1 de outubro do ano passado. É metade do valor reivindicado pela comissão de trabalhadores.

Está ainda fechado o pagamento de uma gratificação de 100 ou 200 euros no próximo mês de abril, conforme a antiguidade.

O pré-acordo alcançado esta quarta-feira inclui a conversão de 250 contratos efetivos até ao final deste ano.

Durante a vigência deste acordo, a comissão de trabalhadores conseguiu a garantia do emprego, seis bolsas de estudo para filhos de trabalhadores para o ensino superior e condições especiais para grávidas com um subsidio no valor de 10% do salário.

A acordo vigora até ao dia 31 de dezembro deste ano.

Este acordo ainda vai ser analisado com os trabalhadores na próxima semana, no dia 27, com três plenários para os turnos da noite, manhã e tarde.

Os trabalhadores vão reunir-se em plenário na próxima terça-feira para tomar uma decisão final.

O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva, considera que o entendimento é uma boa notícia para Portugal.

“É um sinal de que o diálogo social continua a funcionar na Autoeuropa. Isso é extremamente importante para a empresa, para os trabalhadores, para toda aquela bacia de emprego que está centrada na Autoeuropa. É um sinal de que vale a pena apostar no diálogo social e estou convencido que vai continuar a ser uma marca daquela empresa”, disse Vieira da Silva, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, à margem do lançamento do Livro Verde Sobre as Relações Laborais 2016.

[notícia atualizada às 19h49]

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+