Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Síria. Escalada de violência deixa Guterres "profundamente inquieto"

21 fev, 2018 - 09:40

Observatório Sírio dos Direitos Humanos diz que mais de 100 civis, incluindo 15 crianças, foram mortas em Ghouta oriental.

A+ / A-
As imagens do ataque mais mortífero dos últimos três anos na Síria
As imagens do ataque mais mortífero dos últimos três anos na Síria

O secretário-geral da ONU, António Guterres, declarou-se "profundamente inquieto" perante a escalada da violência no enclave rebelde de Ghouta oriental, região nos arredores de Damasco controlada por forças que ainda resistem ao regime sírio.

"Está profundamente preocupado com a situação no Ghouta Oriental e com o impacto devastador que está a ter sobre os civis", disse o porta-voz da ONU, Stéphane Dujarric.

Segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), mais de 100 civis, incluindo 15 crianças, foram mortas na terça-feira em Ghouta oriental, elevando para 225 o número de civis mortos desde domingo.

As tropas de Damasco preparam-se para desencadear uma operação terrestre de envergadura contra este bastião rebelde, o último perto de Damasco, cercado desde 2015 e onde ainda permanecem 400.000 pessoas.

O regime pretende retomar o controlo de Ghouta para pôr termo aos disparos de rockets dos rebeldes sobre Damasco. Segundo a agência oficial Sana, nove civis foram mortos e 498 feridos em bombardeamentos rebeldes sobre a capital na terça-feira.

António Guterres exortou todas as partes envolvidas no conflito a respeitar os princípios fundamentais dos direitos humanos, incluindo a proteção de civis durante conflitos armados, disse o porta-voz do secretário-geral da ONU.

"Quase 400 mil pessoas no Ghouta oriental estão sujeitas a ataques aéreos e bombardeios", denunciou Dujarric.

Sitiados pelas forças do governo sírio, os residentes do leste de Ghouta "vivem em condições extremas, particularmente de desnutrição", disse.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António Costa
    21 fev, 2018 Cacém 11:59
    Sempre que Bashar Hafez al-Assad ataca opositores políticos, aparecem sempre fotos de crianças aterrorizadas. Ou de crianças em cuidados intensivos, como a "pedir socorro". Sempre. Já da nas vistas. Como se os cruéis grupos extremistas islâmicos fossem apenas constituídos por crianças indefesas....E nos massacres realizados pelos dirigentes turcos contra as populações curdas? Nada. . Ou ...foto com tanques turcos. Apenas. O enclave de Afrin é habitado por curdos. Em Afrin não existem crianças? ou as crianças de Afrin "não são bonitas"?

Destaques V+