Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Médicos prometem protestos “inéditos” contra licenciatura em medicina chinesa

14 fev, 2018 - 08:09

Bastonário fala em “em práticas sem base científica” e sublinha que a “prática da medicina é exclusiva dos médicos”.

A+ / A-

A Ordem dos Médicos acusa o Governo de ameaçar a saúde dos portugueses ao validar práticas tradicionais chinesas através de uma licenciatura. Admite, por isso, avançar para "formas inéditas" de protesto.

Em causa está a portaria conjunta dos Ministérios da Saúde e da Ciência e Ensino Superior que permite a aquisição do grau de licenciado em medicina tradicional chinesa através de ciclos de estudo.

Na opinião do bastonário Miguel Guimarães, trata-se de uma formação de quatro anos “em práticas que não têm base científica” e que constituem “um perigo para a saúde e para as finanças dos portugueses”.

O representante dos médicos considera mesmo que a validação desta formação pode gerar atrasos em diagnósticos e tratamentos de situações potencialmente graves.

"É importante que a população entenda que estes ciclos de estudo não habilitam à prática da medicina, que é exclusiva dos médicos", destaca, em declarações à agência Lusa.

Na sua opinião, o Governo está assim "a contribuir para um retrocesso sem precedentes" no que é a essência da fundamentação científica de investigação e na evolução da inovação tecnológica e terapêutica própria da medicina.

"É uma atitude irresponsável", critica, prevendo desde já um aumento “brutal” da publicidade enganosa, “legalizada pelo ministro da Saúde”.

O ministro Adalberto Campos Fernandes introduz assim "mais um fator de agravamento no desconforto e descontentamento dos médicos", acrescenta, anunciado que se irá reunir com a comunidade médica para decidir "formas inéditas" de manifestarem o seu "profundo desagrado".

A criação do ciclo de estudos em medicina tradicional chinesa é, para a Ordem, uma forma de "induzir as pessoas em erro, criando licenciaturas em terapêuticas que não têm a devida fundamentação científica".

O bastonário afirma não estar a criticar as práticas tradicionais chinesas, mas diz que necessitam de uma investigação científica profunda e de uma regulação, que não significa a criação de licenciaturas.

Miguel Guimarães avisa que a portaria publicada na semana passada pode mesmo pôr em causa as relações institucionais entre a Ordem e o Governo.

"A Ordem fica totalmente legitimada para liderar um processo de oposição firme de todos os médicos a uma política de saúde patológica que não serve os doentes", refere, indicando que a posição foi aprovada com total consenso pelo conselho executivo da Ordem.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+