Tempo
|
A+ / A-

Ondas até cinco metros põem 10 distritos sob aviso amarelo até sábado

14 fev, 2018 - 06:52

Na Guarda está prevista queda de neve. Temperatura deve subir até ao fim-de-semana em todo o país.

A+ / A-

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou dez distritos do continente sob aviso amarelo, entre esta quarta-feira e sábado, por causa da agitação marítima. Estão previstas ondas entre quatro e cinco metros.

Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro são os distritos abrangidos e onde o aviso vigora até às 2h00 de sábado.

Por causa da agitação marítima, as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa de Varzim e Vila do Conde estão fechadas a toda a navegação.

Já as barras de Aveiro e da Figueira da Foz, diz a Marinha, estão fechadas a embarcações com comprimento inferior a 15 e 35 metros, respetivamente, sendo que a da Figueira da Foz está condicionada devido a assoreamento.

Além disto, o IPMA colocou o distrito da Guarda sob aviso amarelo até às 9h00 desta quarta-feira por causa da queda de neve prevista acima da cota de 600 metros.

O aviso amarelo é o segundo mais grave numa escala de quatro, e aplica-se em situações "de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica".

Céu muito nublado com temperatura a subir

Para hoje, o IPMA prevê muito nublado ou encoberto nas regiões do norte e centro céu, períodos de chuva, sendo mais frequente e intensa no Minho e Douro Litoral durante a madrugada e manhã e queda de neve nos pontos mais Altos da serra da Estrela até ao início da manhã.

A previsão aponta ainda para vento fraco a moderado de sudoeste, soprando moderado na faixa costeira e moderado a forte com rajadas até 75 quilómetros por hora nas terras altas.

As temperaturas mínima e máxima deverão sofrer uma pequena subida.

No sul, prevê-se períodos de céu muito nublado, vento fraco a moderado, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e também pequena subida da temperatura.

As mínimas vão hoje oscilar entre os 4 graus na Guarda e os 10 em Lisboa e no Porto, enquanto as máximas deverão variar entre os 8 na Guarda e os 18 em Santarém.

Na quinta e na sexta-feira, prevê-se que quer a mínima quer a máxima aumentem, com a Guarda a chegar aos 13 graus e Faro aos 20.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+