Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Economia portuguesa em máximos históricos? “Finalmente”, diz analista

12 fev, 2018 - 11:22

Investimento e exportações permitiram uma taxa de crescimento anual que não se via desde 2000.

A+ / A-

A economia portuguesa dá mostras de vitalidade e deverá atingir valores que não registava desde o período pré-troika.

A primeira estimativa do Instituto Nacional de Estatística (INE) para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2017 vai ser divulgada na quarta-feira, mas os economistas do ISEG mostram-se confiantes.

As estimativas apontam para uma taxa de crescimento anual de 2,7% – o ritmo mais elevado desde 2000 – motivado pelo aumento do investimento e das exportações.

“É provável que, com o crescimento de 2017, o PIB em termos reais [que exclui os efeitos da inflação] tenha atingido os valores de 2010. Os valores pré-troika, pré-crise orçamental”, refere António Ascensão da Costa, professor do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG).

“E, com o crescimento de 2,2% [estimados pelo Governo] para 2018, vamos finalmente superar os valores de 2007 e 2008, que são historicamente os valores mais altos da economia portuguesa”, acrescenta. “Finalmente, ao fim de 10 anos, vamos superar esses valores”, reforça.

No final do ano, a economia deverá ultrapassar os 183.000 milhões de euros, um valor que supera o máximo histórico anterior, atingido em 2008 e que foi de 181.506,0 milhões.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+