Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Polícia Marítima resgata 10 migrantes no mar Egeu

10 fev, 2018 - 18:42

Todas as pessoas eram afegãs, incluindo três crianças.

A+ / A-

A equipa da Polícia Marítima portuguesa, a operar na ilha grega de Lesbos, resgatou dez migrantes que se encontravam em perigo no Mar Egeu e que seguiam numa "pequena e frágil embarcação", divulgaram as autoridades.

Em comunicado, a Polícia Marítima avançou que no grupo encontravam-se três mulheres, três crianças (duas das quais bebés com menos de um ano e uma criança de três) e quatro homens, todos de nacionalidade afegã.

A embarcação foi detetada pela Viatura de Vigilância Costeira (VVC) da Polícia Marítima, que passou as coordenadas para a equipa em patrulha no mar.

Os migrantes foram então resgatados e transferidos, em segurança, para bordo da embarcação da Polícia Marítima, tendo sido, posteriormente, transportado para o porto de Skala Skamineas, onde desembarcou em segurança.

A Polícia Marítima, integrada na operação POSEIDON 2017/2018, já detetou e retirou a salvo das águas do Mar Egeu 1.008 migrantes, de diferentes nacionalidades que tentaram entrar na Europa através da travessia entre a Costa da Turquia e da Grécia.

A Polícia Marítima portuguesa encontra-se integrada na operação POSEIDON, sob égide da agência europeia FRONTEX e em apoio à guarda-costeira grega, com o objetivo de controlar e vigiar as fronteiras marítimas gregas e externas da União Europeia, no combate ao crime transfronteiriço, no âmbito das funções de guarda-costeira europeia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+