Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Hospital do Funchal. Bloco operatório fechado até segunda-feira

09 fev, 2018 - 15:31

Mau tempo danificou sistema de ventilação. Esta sexta-feira foram canceladas mais cinco cirurgias.

A+ / A-

As duas salas do bloco operatório do hospital do Funchal que sofreram uma avaria no sistema de ventilação vão manter-se fechadas até segunda-feira, informa o adjunto da direção clínica para o bloco operatório.

Depois de uma nova avaliação técnica feita pelos serviços competentes do Serviço Regional de Saúde da Madeira (SESARAM), "a intervenção requer uma abordagem mais profunda do que aquela inicialmente prevista", explicou Miguel Reis.

Pelo que, nesse sentido, prevê o SESARAM que a reativação destas duas salas só decorra "na próxima semana, o que poderá ter, uma vez mais, algumas implicações na atividade do bloco operatório".

Esta sexta-feira foram canceladas mais cinco cirurgias previstas para estas salas, aumentando para 12 o total das adiadas desde quinta-feira, dia em que se registou a avaria quando o vento forte registado na Madeira causou "uma avaria parcial no sistema de ventilação do bloco operatório".

As cirurgias adiadas são aquelas em que "as patologias são mais simples, ou menos complexas, com um potencial de adiamento que não implique com a evolução clínica dos doentes".

O SESARAM garante que as cirurgias urgentes estão asseguradas com as cinco salas que estão a funcionar neste momento, pelo que não "há qualquer interrupção dessa atividade de urgência".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+