Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Carro Tesla falha rota e dirige-se para cintura de asteróides

07 fev, 2018 - 21:21

Viatura foi lançada pelo foguetão Falcon Heavy, da empresa privada Space X, num dos acontecimentos mais aguardados dos últimos anos no sector espacial.

A+ / A-
Space X revela imagens de carro no espaço
Space X revela imagens de carro no espaço

O carro Tesla que foi enviado para o espaço está fora do trajeto previsto. Em vez de atingir a órbita de Marte, pode estar a caminho de uma cintura de asteróides.

A notícia foi avançada na rede social Twitter por Elon Musk, o presidente da Tesla e da empresa Space X, que construiu o megafoguetão Falcon Heavy.

O objetivo inicial da missão era colocar o carro elétrico numa órbita heliocêntrica, onde permaneceria durante mil milhões de ano.

Mas com a nova trajetória, o primeiro carro no espaço pode estar a caminho de uma cintura de asteróides, entre Marte e Júpiter, onde corre o sério risco de ser destruído.

Megafoguetão lançado com sucesso ao som de David Bowie
Megafoguetão lançado com sucesso ao som de David Bowie

O lançamento aconteceu na terça-feira, no centro espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, na Florida.

A viagem serve para testar se o foguetão Falcon Heavy, com 70 metros de altura e capaz de transportar mais de 66 toneladas, pode ser usado para transportar carga para o espaço.

Este foi um dos lançamentos mais esperados desde as missões Apollo (1961-1972) que levaram o homem para a lua, tanto que os bilhetes foram colocados à venda e são esperadas milhares de pessoas no Cabo Canaveral.

O objetivo da empresa SpaceX é usar o foguetão gigante para transportar satélites mais pesados para o espaço e até, no futuro, seres humanos, graças à sua potência e capacidade apenas superados pela aeronave Saturn V, que atuou nas missões Apollo nas décadas de 60 e 70.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Rui
    08 fev, 2018 Lisboa 20:09
    Nada disso porque entretanto o povo de asgard está de passagem derivado do seu planeta ter sido destruído e vão recolher o tesla e trazê-lo de volta para a terra, a cintura de asteróides não vai ser um problema porque a nave dos guardiões da galáxia, que entretanto decidiram vir visitar a terra porque é o planeta natal do Quill, tem armamento suficiente para rebentar com as pedras todas que se metam no caminho.
  • André
    08 fev, 2018 Lisboa 13:01
    Ele vai em direcção à órbita de Ceres. Irá entrar na cintura de asteróides e sem qualquer capacidade de evitar alguma pedra. No entanto, é muito pouco provável que seja atingido por alguma pedra. Entretanto, a gravidade do Sol irá puxá-lo de volta.

Destaques V+