Tempo
|
A+ / A-

Centeno elogia “crescimento mais sustentável das últimas décadas”

07 fev, 2018 - 15:54

“Os salários crescem em Portugal e crescem em todos os níveis salariais", destaca o ministro das Finanças.

A+ / A-

O ministro das Finanças, Mário Centeno, fez esta quarta-feira mais um autoelogio das políticas do governo.

No encerramento da Cimeira da Banca, em Lisboa, Mário Centeno sublinhou que Portugal tem o crescimento mais sólido das últimas décadas e voltou defender que o país assiste a uma significativa recuperação salarial.

“Este é o crescimento mais sustentável das últimas décadas. E digo isto porque ele se revela nas exportações, no investimento, ambos a crescer acima de 10%, porque ganhámos quota de mercado. Em 2017, as nossas exportações cresceram quatro pontos percentuais acima da procura externa dirigida à economia portuguesa, argumentou o ministro e presidente do Eurogrupo.

Mário Centeno destacou a descida da taxa de desemprego, que ficou nos 8,1% em 2017, acompanhada por um aumento médio dos salários.

“Os salários crescem em Portugal e crescem em todos os níveis salariais. O salário médio cresce 2% por ano. Este é um sucesso que temos de sublinhar num período de forte crescimento do emprego.”

Nesta conferência sobre a banca, o ministro das Finanças destacou as melhorias registadas no sector em Portugal e uma nota para as novas regras de supervisão bancária.

“É uma das reformas mais importantes desta legislatura, que está a ser estudada e amadurecida sem precipitações. Não vamos mudar por mudar. As alterações visam ganhos na eficácia da supervisão e do sector financeiro.”

O ministro das Finanças alertou para o problema do crédito malparado e que ainda pode representar dificuldades para o sector da banca.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • pedro
    07 fev, 2018 porto 22:04
    Se não fosse o turismo e bce estávamos na bancarrota. Grande incompetente
  • Cidadao...
    07 fev, 2018 Viseu 21:06
    Que crescimento? Que salarios? Que sustentabilidade?
  • Direitralha boçal
    07 fev, 2018 Lisboa 16:26
    Coitada da DireitralhaPafiosa que tudo tentou e ainda tenta para o destruir. Centeno " O anti diabo "

Destaques V+