Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Papa alerta para “os falsos profetas” e para riscos de “um coração frio”

06 fev, 2018 - 11:31 • Aura Miguel

Mensagem de Quaresma foi divulgada esta terça-feira pelo Vaticano.

A+ / A-

“Porque se multiplicará a iniquidade, vai resfriar o amor de muitos”. Este é o título da mensagem para a Quaresma de 2018, divulgada pelo Vaticano. Francisco deixa votos de que os seus apelos ultrapassassem as fronteiras da Igreja Católica, dirigindo-se a todos os que se preocupam com a “iniquidade no mundo” e o “gelo que paralisa os corações”, com a perda do sentido da humanidade comum.

Falsos profetas

Quantos homens e mulheres vivem fascinados pela ilusão do dinheiro, quando este, na realidade, os torna escravos do lucro ou de interesses mesquinhos! Quantos vivem pensando que se bastam a si mesmos e caem vítimas da solidão! Outros falsos profetas são aqueles «charlatães» que oferecem soluções simples e imediatas para todas as aflições, mas são remédios que se mostram completamente ineficazes”, escreve o Papa, como por exemplo, “o falso remédio da droga, de relações passageiras, de lucros fáceis mas desonestos!

Francisco lembra os que “acabam enredados numa vida completamente virtual”, que depois se revela “dramaticamente sem sentido” e denuncia “o engano da vaidade, que nos leva a fazer a figura de pavões para, depois, nos precipitar no ridículo”.

Um coração frio

Neste contexto, “cada um de nós é chamado a discernir, no seu coração, e verificar se está ameaçado pelas mentiras destes falsos profetas”, porque corrermos o risco de ficar com o coração frio. Explica o papa que “o que apaga o amor é, antes de mais nada, a ganância do dinheiro”; depois dela, “vem a recusa de Deus e, consequentemente, a violência que se abate sobre quantos são considerados uma ameaça para as nossas «certezas»: o bebé nascituro, o idoso doente, o hóspede de passagem, o estrangeiro, mas também o próximo que não corresponde às nossas expetativas.”

O resfriamento do amor também atinge a terra, “envenenada por resíduos lançados por negligência e por interesses; os mares, também eles poluídos, devem infelizmente guardar os despojos de tantos náufragos das migrações forçadas; os céus – que, nos desígnios de Deus, cantam a sua glória – são sulcados por máquinas que fazem chover instrumentos de morte”.

Que fazer?

Francisco aponta como remédio para estes males “o que a Igreja, nossa mãe e mestra, nos oferece, neste tempo de Quaresma, o remédio doce da oração, da esmola e do jejum. Porque a oração, ajuda o coração a “descobrir as mentiras secretas, com que nos enganamos a nós mesmos”, a prática da esmola “liberta-nos da ganância e ajuda-nos a descobrir que o outro é nosso irmão” e o jejum “tira força à nossa violência, desarma-nos, constituindo uma importante ocasião de crescimento.

Neste caminho da Quaresma, Francisco volta a propor para os dias 9 e 10 de março, a iniciativa «24 horas para o Senhor», “que convida a celebrar o sacramento da Reconciliação num contexto de adoração eucarística. A proposta do Papa é que em cada diocese, pelo menos uma igreja fique “aberta durante 24 horas consecutivas, oferecendo a possibilidade de adoração e da confissão sacramental.”

A Quaresma, que começa com a celebração de Cinzas, é um período marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, que serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão.

Leia aqui a mensagem na íntegra

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Adosinda Dias
    06 fev, 2018 20:55
    É verdade que hoje uma grande parte do ser humano vive pela ganância do dinheiro, não vê outra coisa a não ser passar por cima de tudo para satisfazer seus interesses. O problema da droga hoje continua a ser um grande problema para os jovens e não jovens, hoje se vive muito pela aparência, para mostrar aos amigos que tem mais isto ou aquilo só para grandeza, muitas vezes não sabem fazer uso dessa grandeza, porque não nasceram para tal! A ganância atrofia o coração humano, faz que fique invejoso não olha as meios, e muitas vezes dão sim uma esmola só para dar nas vistas como minha mãe dizia, mas muitas vezes o que dão vai chorado, mas a hipocrisia é assim. Que o Senhor nesta Quaresma ajude a libertar muitos corações dessa ambição.

Destaques V+