Tempo
|
A+ / A-

Itália. Atacante de Macerata está ligado à extrema-direita

03 fev, 2018 - 21:55

A confirmação é do Governo. Incidente fez seis feridos.

A+ / A-
"Ódio e violência não vão conseguir separar-nos". Governo italiano reage a ataque racista
"Ódio e violência não vão conseguir separar-nos". Governo italiano reage a ataque racista

O ministro do Interior italiano afirma que o autor do tiroteio na cidade de Macerata, que feriu seis imigrantes africanos, está ligado a movimentos de extrema-direita e foi motivado por um "evidente ódio racial".

O ataque armado, atribuído a um jovem italiano entretanto detido pela polícia, é marcado por uma cultura de "extremismo de direita com referências claras ao fascismo e ao nazismo", disse o governante, Marco Minniti, que lamentou que o único vínculo entre as vítimas seja "a cor da pele".

O ministro afirmou aos jornalistas em Macerata (centro de Itália) que o suspeito agiu sozinho, mas planeou o ataque.

O suspeito foi candidato da Liga do Norte, que tem posições anti-migração, nas eleições locais no ano passado, mas sem que tenha sido eleito, e esteve ligado às formações neofascistas Forza Nuova e Casa Pound.

Uma fotografia do autor do ataque mostra que ele tem uma tatuagem associada aos neonazis na testa.

O tiroteio acontece quando decorre a pré-campanha eleitoral para as eleições gerais de 4 de março.

Já antes o primeiro-ministro italiano, Paolo Gentiloni, condenou o ataque a imigrantes africanos na cidade de Macerata, afirmando que "o ódio e a violência" não vão conseguir dividir os italianos.

"Uma coisa é certa, crimes horríveis e comportamentos criminosos serão processados e punidos. Esta é a lei", disse o primeiro ministro, acrescentando que Itália será particularmente severa "especialmente contra quem pensa em alimentar essa espiral de violência". "Vamos acabar com isso juntos", disse.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+