Tempo
|
A+ / A-

Óscares

Candidato português aconselha jovens a seguir os sonhos "pondo mãos ao trabalho"

03 fev, 2018 - 10:45

Nelson Ferreira, editor de som, nascido no Canadá está nomeado para o Óscar de melhor montagem sonora.

A+ / A-

O editor de som Nelson Ferreira, nascido no Canadá, com raízes em Portugal, aconselha os jovens em geral, e os portugueses em particular, a acreditar que são capazes de cumprir os sonhos e a porem mãos ao trabalho.

Em entrevista por telefone a partir de Toronto, onde fundou a empresa Sound Dogs na década de 1990, Nelson Ferreira, candidato ao Óscar de melhor montagem de som por "A forma da água", de Guillermo Del Toro, disse que, como parte do processo de nomeação, a Academia norte-americana de cinema enviou um questionário com várias perguntas aos selecionados.

Entre questões como "qual o seu filme favorito?" ou "onde estava quando soube que tinha sido nomeado?" estava "o que diria a alguém que não acredita que os seus sonhos se podem tornar realidade?".

"Cala-te e toca a trabalhar. Tens de acreditar e começar a trabalhar. Não tens nada a perder ao tentar ser o que pensas que não podes ser. Esta manhã acordei a sentir-me como se estivesse a viver a vida de outra pessoa. E depois percebi que era eu. É um sentimento especial. Então, eu encorajaria todos, e falo especificamente para os jovens portugueses, para que façam o mesmo. O medo é uma prisão", afirmou Nelson Ferreira.

Nascido no Canadá, em 1965, filho de uma família proveniente da zona da Mealhada, Nelson Ferreira tem trabalhado na edição sonora de vários filmes e séries norte-americanos de calibre mundial, com realizadores como Darren Aronofsky e Guillermo Del Toro.

"Gostava que todos os filmes em que venha a trabalhar fossem nomeados para um prémio. Mesmo estando assim tão entusiasmado, sempre senti -- e talvez seja o 'feitio português' -- que independentemente de quão bem-sucedida esteja a ser a minha carreira, este vai ser o meu último trabalho e ninguém me vai querer contratar novamente", disse Nelson Ferreira, passando do inglês, com que cresceu no Canadá, para o português que se falava em casa para dizer "feitio português".

Enquanto editor de som, a função de Nelson Ferreira é "criar uma experiência sonora imersiva, para que o público se coloque na narrativa e melhor desenvolver o drama da história", nas palavras do próprio.

No caso de "A forma da água", Ferreira e o parceiro Nathan Robitaille contribuíram para criar uma personagem do nada, dando-lhe uma voz, onde antes só existia "um homem num fato de borracha".

"A forma da água" lidera as nomeações da 90.ª edição dos Óscares, que serão entregues a 4 de março, em Los Angeles.

Enquanto adversários na categoria de melhor montagem de som, Nelson Ferreira e Nathan Robitaille têm vários profissionais nomeados para Óscar no passado, como é o caso de Ren Klyce (nomeado agora por "Guerra das Estrelas: Os Últimos Jedi", mas já com sete nomeações no currículo) ou até de vencedores anteriores, como é Mark Mangini, cinco vezes nomeado, distinguido em 2016 por "Mad Max: Estrada da Fúria".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+