Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Caso Sofia Lisboa. Segurança Social está a ter interpretação “manifestamente abusiva"

02 fev, 2018 - 18:35

Ex-cantora tem invalidez total e não pode receber os "royalties" das músicas dos Silence 4. Advogado critica situação.

A+ / A-

O advogado Ricardo Salazar, especialista em direitos de autor e direitos conexos, defende Sofia Lisboa, ex-vocalista dos Silence 4, na polémica com a Segurança Social revelada esta sexta-feira pela Renascença.

Sofia Lisboa lutou quatro anos contra um cancro e foi-lhe atribuída uma reforma por invalidez total o que a impede de trabalhar e, mais que isso, de receber os direitos das músicas que gravou.

Em declarações à Renascença, Ricardo Salazar diz que “estamos a falar de um trabalho efetuado no passado, antes de a pessoa ter a maleita que provocou a invalidez”.

O advogado reforça que “é manifestamente abusivo alguém defender que se deixa de ter direito a 'royalties' porque é uma situação contratualizada entre entidades privadas ou deixar de receber direitos de autor e direitos conexos porque estamos a falar de um trabalho passado, não um trabalho atual ou futuro que tenha algum tipo de conflito com a pensão de invalidez”.

“A não ser que a Segurança Social tenha outra interpretação, mas se a tem terá de deixar de a ter porque estamos a prejudicar o artista e a pessoa que contribuiu para que a obra tivesse o sucesso que teve”, diz.

Ricardo Salazar dá um exemplo: “É quase como uma pessoa ser proprietária e por ter uma pensão de invalidez não vai deixar de receber rendas por isso."

De acordo com a lei, qualquer cidadão que receba uma pensão por invalidez absoluta não pode auferir rendimentos do trabalho.

A Renascença já tentou obter esclarecimentos por parte da Segurança Social, até ao momento sem sucesso.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+