Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Tem dores nas costas? Saiba como preveni-las

01 fev, 2018 - 15:56

Oito em cada 10 pessoas terão pelo menos um episódio de lombalgia ao longo da vida.

A+ / A-

A lombalgia é um dos tipos de dores de costas que mais pessoas afeta. Centra-se na zona lombar, entre a última costela e a região glútea, e pode irradiar para uma perna no caso de afetar o nervo ciático.

Há várias causas para estas dores: físicas e emocionais. Quanto às físicas, podem passar por casos de infeção, alterações noutras partes da coluna e degeneração dos discos intervertebrais. Movimentos repetidos, atividade física intensa e a exposição demorada a vibração podem também causar dor.

No que toca às causas de carácter emocional, incluem ansiedade, depressão e stress. O tabaco e a obesidade são igualmente fatores de risco.

O que fazer para prevenir uma lombalgia?

O ortopedista Manuel Tavares de Matos, presidente da Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral, deixa nove conselhos:

  • Fortifique os músculos da coluna vertebral, da zona abdominal e dos glúteos, não esquecendo os exercícios de alongamento e estiramento;
  • Evite uma vida sedentária. Ande, corra, ande de bicicleta ou faça natação;
  • Evite estar na posição sentada e com o tronco fletido para a frente e em rotação;
  • Se lhe foi diagnosticada obesidade, trate-a. Não deixe que se torne crónica;
  • Trate a osteoporose reforçando a estrutura óssea;
  • Atente e aja sobre fatores emocionais, como estados depressivos, ansiosos ou de insatisfação no trabalho;
  • Diminua a exposição a vibrações;
  • Efetue o despiste da escoliose (uma deformação da coluna);
  • Trate as doenças primárias, evitando assim manifestações secundárias ou sua extensão à coluna. Por exemplo, doenças reumáticas, tumores e infeções como a tuberculose.

Segundo o presidente da Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral, a lombalgia pode ser aguda (se durar entre um dia e seis semanas), subaguda (entre as seis e as 12 semanas) ou crónica (das 12 semanas em diante).

No que diz respeito ao tempo de recuperação, diz Manuel Tavares de Matos que a média aponta para uma semana (50% a 60% dos casos), mas a grande maioria (95%) só se sente realmente bem passados três meses do início da crise.

Ainda assim, apenas entre 5% e 10% dos casos desenvolvem uma lombalgia crónica – uma patologia mais frequente nas pessoas entre os 50 e os 60 anos e, sobretudo, nas mulheres.

A Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral foi fundada em 2003 com vista a promover a investigação e a divulgação de questões relativas à prevenção, diagnóstico e tratamento das patologias da coluna vertebral.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+