Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Justiça a meio gás. Oficiais em greve até ao fim da semana

31 jan, 2018 - 08:07

A paralisação junta-se a outra já em curso às horas extraordinárias, que não são pagas. Sindicato fala em tentativa de desmobilização do protesto.

A+ / A-

Os oficiais de justiça iniciam esta quarta-feira uma greve de três dias. Reivindicam o descongelamento de carreiras, formação contínua e a possibilidade de reforma aos 60 anos de idade.

Segundo o Sindicato dos Oficiais de Justiça (SOJ), a paralisação surge na sequência da falta de resposta do Ministério da Justiça às propostas apresentadas.

Devido à natureza e especificidade do seu trabalho, defende o SOJ, os oficiais de justiça devem beneficiar da aposentação aos 60 anos, uma matéria que pretendem negociar com o Ministério da Justiça, dado que, actualmente, estes trabalhadores estão integrados no regime dos funcionários da Administração Pública.

Alegam ainda que a classe não beneficia de qualquer compensação resultante da especialização dos tribunais, ao contrário de outras profissões jurídicas.

Tendo em conta a falta de resposta, o presidente do sindicato, Carlos Almeida, diz esperar uma “forte adesão” e alerta para a tentativa de desmobilização dos trabalhadores.

Segundo o sindicalista, houve a organização de plenários que diz serem ilegais, e comunicados alegadamente distribuídos por “elementos da administração” judicial para tentar “desmobilizar os trabalhadores”.

O SOJ lembra, por outro lado, que está em curso uma greve às horas extraordinárias, que não são pagas, observando que uma estimativa indica que, em cada sete anos, os oficiais de justiça “oferecem um ano de serviço” gratuito ao Estado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Fernando Cerqueira
    31 jan, 2018 Ponte de Lima 10:19
    Concordo. Estes indivíduos que ganham bem e fazem muito pouco, pois eu vejo-os na rua devem fazer greve e exigir mais regalias pois os outros tambem tem. O resto dos portugueses são uma merda. Não velem nada, não fazem nada e não têm direito a nada. Neste país, quanto mais se tem mais se quer. E o governo que tambem não vale nada, cede.

Destaques V+