Tempo
|
A+ / A-

Nomeação de novo bispo de Viseu “está para muito breve”

30 jan, 2018 - 13:28 • Liliana Carona

D. Ilídio Leandro, que solicitou a sua renúncia no final do ano passado, por motivos de saúde, diz que os anos à frente da diocese foram “os melhores que viveu”.

A+ / A-

A nomeação do sucessor do bispo de Viseu “está para muito breve”, admite o actual D. Ilídio Leandro, em entrevista à Renascença.

D. Ilídio Leandro revela que ainda no mês de Fevereiro será conhecido o nome do novo bispo. “Teremos este mês de Fevereiro a nomeação do novo bispo para a diocese, esperamos que seja antes da Quaresma, e peço um acolhimento amigo e colaborante com o novo bispo.”

“Teremos a reunião do conselho pastoral diocesano no dia 24 e a reunião do conselho presbiteral no dia 27 que terá em conta este futuro novo, certamente está para muito breve a nomeação”, explica à Renascença.

Nascido em Rio de Mel, concelho de São Pedro do Sul, no dia 14 de Dezembro de 1950. Recebeu a ordenação sacerdotal no dia de Natal de 1973, e foi ordenado bispo da diocese de Viseu no dia 23 de Julho de 2006.

Um longo percurso de vida dedicada à Igreja que D. Ilídio classifica como uma experiência muito positiva. “Para mim foi olhar a diocese com outra vista e outro coração, foi uma experiência muito boa, muito positiva, conhecer toda a diocese de Viseu, conhecer a minha Igreja com outros olhos. Como bispo fui chamado a ter outro tipo de relação diferente daquela que tinha como padre, e por isso foi para mim uma alegria muito grande as visitas pastorais, foram os momentos melhores que vivi”, conclui.

D. Ilídio Leandro garante que vai continuar a manter um papel ativo na comunidade diocesana de Viseu.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pe baptista lopes
    30 jan, 2018 Povolide 16:18
    Com muita amizade e dedicação, peço ao Senhor lhe dê muita coragem e saúde . Sempre de braços abertos para o receber!

Destaques V+