Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Irlanda vai referendar liberalização do aborto

30 jan, 2018 - 01:41

A interrupção da gravidez é actualmente permitida apenas em caso de risco de vida da mulher.

A+ / A-

O Governo da Irlanda anunciou a realização de um referendo à liberalização do aborto, que actualmente é permitido apenas em caso de risco de vida da mulher.

A consulta popular será realizada no final do mês de Maio, de acordo com o primeiro-ministro, Leo Varadkar.

Apesar de não ser essa a pergunta no boletim de voto, os eleitores vão ser chamados a votar se querem a liberalização do aborto até às 12 semanas de gravidez.

Os irlandeses serão chamados a dizer se pretendem ou não revogar a oitava emenda da Constituição que consagra o direito à vida da mãe e do feto e se deve ser o Parlamento a legislar sobre a matéria.

Leo Varadkar adianta que o seu Governo vai começar a preparar a lei de acordo com as recomendações feitas por uma comissão parlamentar, que defende o aborto sem qualquer restrição até às 12 semanas de gravidez.

Duas sondagens divulgadas nos últimos dias mostram que entre 51% e 56% dos inquiridos apoiam a proposta das 12 semanas, que conta com o “não” de 30%. Os restantes mostram-se indecisos.

A data exacta do referendo será conhecida nas próximas semanas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+