Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Seis camiões aspiram poluição no rio Tejo

27 jan, 2018 - 10:32

Autarca Maria do Céu Albuquerque afirma que os problemas de décadas não podem ser resolvidos "de um momento para o outro".

A+ / A-

Já começou a operação de remoção da massa de espuma que surgiu esta semana nas águas do Rio Tejo, na zona de Abrantes.

Vão ser usados seis camiões nesta operação para aspirar e transportar a espuma, disse à Renascença a autarca Maria do Céu Albuquerque.

Manto de espuma "dantesco" cobre Tejo em Abrantes
Manto de espuma "dantesco" cobre Tejo em Abrantes

“Estão seis camiões a aspirar a espuma que se forma ao longo do rio Tejo e que aqui, em Abrantes, acaba por acumular. Atendendo a que existe um açude a espuma ganha maior proporção”, explica a presidente da Câmara de Abrantes.

Maria do Céu Albuquerque sublinha que “não podemos criar a expectativa de que, de um momento para o outro, se resolvem problemas que estão há décadas a acontecer e que agora, graças às alterações climáticas, à diminuição da pluviosidade, graças a tudo isto acaba por ter consequências bem mais visíveis”.

A remoção da espuma é uma das medidas anunciadas, na sexta-feira, pelo ministro do ambiente. João Pedro Matos Correia.

Outra é a obrigação da empresa de celulose Celtejo reduzir em 50% o volume de efluente rejeitado, o que significa uma redução da actividade durante 10 dias.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fanã
    27 jan, 2018 aveiro 18:53
    Pura operação de cosmética.........................a milionária Industria criminosa continuará com a mesma a vontade !
  • zé roubado
    27 jan, 2018 coimbra 16:35
    Eu e a maior parte dos portugueses aqueles que trabalham e pagam os seus impostos, ainda temos de pagar a estes camiões e não fui eu e os demais trabalhadores que fizemos a poluição, mas , claro, as empresas poluidoras têm que ser poupadas ! É OS GOVERNOS QUE TEMOS, QUE SÃO COMPOSTOS SÓ POR GENTE SÉRIA!
  • Nuno Silva
    27 jan, 2018 Viseu 16:07
    Para que gastar dinheiro inultilmente? Só se for para ocultar o problema. O problema não está na espuma...Está nos cotaminantes da água e esses os camiões não os aspiram...
  • Vitoria Angelo
    27 jan, 2018 Lisboa 16:03
    José Seco - O seu comentário está certíssimo! Porém, acrescento duas coisas: agora é o dinheiro dos contribuintes que é aplicado nestas limpezas e a situação manter-se-à para futuro pois os advogados pagos a pesos de ouro pelas empresas causadoras de tal caos irão conseguir provar que os contratos com o Estado permitiam as descargas que deram origem a tal estado de coisas.
  • Nuno Silva
    27 jan, 2018 Viseu 15:58
    É a meta final do eucaliptal ....
  • Paulo
    27 jan, 2018 Aveiro 15:34
    Quero ver quem paga esta factura, se a empresa poluidora ou o coitado do Zé povinho
  • José Seco
    27 jan, 2018 Lisboa 13:49
    A cumplicidade entre o poder político e o económico é decadente e aqui está mais uma prova! Derretem o país todo! Gente sem escrúpulos!
  • diogo
    27 jan, 2018 oeiras 13:31
    Querem tapar os olhos as pessoas, e até conseguem a muitas. Quem manda são queles que nós colocamos lá, e vem as eleições prometem mundos e fundos e o povo esquece tudo para trás e volta a colocar sempre os mesmos. Fazem leis sim contra esse males, só que as leis são mais más que os próprios males. Vou dar um exemplo que todos nós conhecemos que sucedeu a pouco condenaram a pagar uma multa enorme a uma cadeia de supermercados pelo trabalho que fizeram num 1º de maio, mas se esqueceram que pagaram 10 por exemplo receberam 100 , ótimo para eles, claro voltam a fazer o mesmo dá lucro. SE tivessem ganho 10 e os tivessem obrigado a pagar 100 da próxima pensavam melhor antes de fazer as coisas.
  • Scorp
    27 jan, 2018 Cds 13:16
    Uma simples analise a esta espuma identifica claramente qual é a origem, muito simples, a fatura da retirada da espuma deveria ser enderessada à empresa que fez a descarga, nao temos nos os contribuintes a pagar. The power of money!!
  • pedrobarbosa
    27 jan, 2018 Abrantes 13:05
    Nunca devemos culpar o passado e a historia pois são dados impossíveis de apagar, fale das medidas tomadas enquanto autarca para termos confiança e conhecimento das suas capacidades

Destaques V+