Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ministro do ambiente

Poluição no Tejo é "problema agudo" que "está a ser atacado"

26 jan, 2018 - 13:01 • Olímpia Mairos

Matos Fernandes diz que estão a ser efectuadas análises às espumas, cujos resultados demoram uma semana. Governo e entidades preparam medidas de urgência.

A+ / A-
Manto de espuma "dantesco" cobre Tejo em Abrantes
Manto de espuma "dantesco" cobre Tejo em Abrantes

O ministro do Ambiente, Matos Fernandes, garantiu, esta sexta-feira, em Montalegre, que o problema da poluição no rio Tejo, está a ser “atacado desde já”, considerando tratar-se de um "problema agudo" de poluição.

“Neste momento, confrontámo-nos com duas coisas: um problema agudo de poluição, que tem por detrás um acumular de condições de consolidação de matéria orgânica, que em anos de muito pouca chuva não tiveram forma de se poder diluir. E vamos atacá-lo desde já”, afirmou Matos Fernandes.

Segundo o governante, o que está em causa “é um problema de qualidade de água do Tejo, que nos últimos tempos parece ter saturado”.

Matos Fernandes assegurou que já foram efectuadas colheitas das próprias espumas, junto às Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) e das indústrias: “Estamos a fazer essas mesmas recolhas, com a certeza de que o problema que temos à nossa frente é um problema com uma dimensão que não resulta, certamente, da descarga A ou da descarga B, o que não quer dizer que elas não possam ter existido.”

O ministro explica ainda que os resultados das análises pedidas demoram cerca de uma semana e só com os resultados se poderá “perceber quais são os agentes de poluição e chegar aos potenciais agentes poluidores”.

Para o ministro do Ambiente, “parece que a natureza não está a conseguir depurar a quantidade de matéria orgânica que está a aparecer e se transforma em espuma, quando passa em Abrantes”, e revela que já na quinta-feira “foram instalados sensores nas estações de tratamento de águas, que serão recolhidos hoje [sexta-feira], e enviados para análise no Instituto Superior Técnico.

João Matos Fernandes, que esta tarde vai reunir-se de urgência em Abrantes com responsáveis da EDP, da Águas do Vale do Tejo, da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e consultores da Universidade Nova, referiu ainda que é preciso ter “uma solução para o problema concreto”, realçando que se está a “construir um projecto para a melhoria da qualidade da água do rio Tejo”.

Em comunicado, o Ministério do Ambiente diz que vão ser discutidas "medidas a curto prazo para combater a poluição" no Tejo.

As queixas de poluição no Tejo são antigas. Em 2016, a Renascença publicou a reportagem "Que espuma é esta que turva o Tejo?" na qual ambientalistas criticaram empresas como a Celtejo, instalada em Vila Velha de Ródão.

A Celtejo, fábrica de pasta de papel da Altri, disse esta semana que é "totalmente alheia" aos recentes fenómenos de poluição no rio Tejo e adianta que "cumpre escrupulosamente" a regulamentação ambiental nacional.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fanã
    26 jan, 2018 aveiro 17:41
    O que interessa aos Portugueses é a conclusão e a devida intervenção judicial nada mais !................estamos fartos de blá blá !!!!!!
  • Frederico Almeida
    26 jan, 2018 Porto 15:33
    Vão resolver o problema da poluição do Tejo? Nem no 1º de Abril, tanto se engana o povo....
  • sherek
    26 jan, 2018 santarem 14:51
    Neste momento, confrontámo-nos com duas coisas: um problema agudo de poluição, que tem por detrás um acumular de condições de consolidação de matéria orgânica, que em anos de muito pouca chuva não tiveram forma de se poder diluir. E vamos atacá-lo desde já”, afirmou Matos Fernandes. Até podia ser verdade, mas então este sr. que explique por que razão as aguas acima de Vila Velha de Ródão estão límpidas e sem poluição, pela lógica estas também deveriam estar poluídas uma vês que a zona de Castelo Branco também foi atingida por fogos logo as cinzas e matérias poluentes também desceriam para os rios, o que se verifica é uma total ausência de vontade politica e fiscalizadora para resolver os problemas,o dinheiro fala sempre mais alto.
  • Abel
    26 jan, 2018 Frente-dos-Montes 13:21
    Ainda dizem que são todos iguais!! VIVA A GERINGONÇA!!

Destaques V+