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Autocarro atrasado? Semáforos ajudam e passam a verde

26 jan, 2018 - 07:44

Sistema está a ser testado em Lisboa. Primeiro no eixo central da cidade, seguindo-se, provavelmente, a Estrada de Benfica.

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Os autocarros da Carris que circulem atrasados em relação ao horário no eixo central de Lisboa vão passar a ter prioridade nos semáforos. Ou seja, a partir do próximo mês quando um destes veículos estiver a circular entre Entrecampos e o Marquês de Pombal os semáforos vão reconhecê-lo quando se aproxima e passarão a verde, garantindo que não perde velocidade e possibilitando a recuperação de algum tempo perdido.

A notícia é avançada pelo "Diário de Notícias", segundo o qual esta é uma das medidas que a Câmara de Lisboa está a implementar para que a Carris consiga oferecer uma maior regularidade e pontualidade de forma a tentar evitar que as pessoas que entram em Lisboa diariamente utilizem o automóvel.

A outra, em prática desde Novembro, é a existência de uma maior ligação entre a empresa de transporte, Polícia Municipal e a câmara no acompanhamento do tráfego e na resposta a situações em que há carros estacionados em corredores BUS ou a impedir a circulação de autocarros ou eléctricos.

"Na cidade vamos dar prioridade ao transporte público nos semáforos. Em Fevereiro, no eixo central [zona entre Entrecampos e o Marquês de Pombal] quando o autocarro chegar atrasado em relação ao horário a um semáforo vai acabar por ter prioridade", explicou Miguel Gaspar, vereador responsável pelas áreas da mobilidade e segurança na autarquia. Esta situação vai ser possível porque o semáforo poderá ler um sensor que estará no autocarro e com o acesso a vários parâmetros sabe que este tem de recuperar o tempo perdido e dá-lhe prioridade na via. Tudo isto é possível em articulação com o sistema Gertrudes - o sistema de gestão e controlo de tráfego que centraliza em tempo real a circulação nas estradas da capital e que monitoriza e garante a sincronização entre os semáforos.

O sistema está em fase de teste e avançará na primeira fase para a zona referida, seguindo-se, provavelmente, a Estrada de Benfica.

Ao jornal, o vereador recorda que entram na cidade diariamente 150 mil carros e garante que tem de ser melhorada a sensibilização das pessoas para o uso do transporte público.

Entretanto, a autarquia está a estudar a colocação de mais corredores BUS na cidade - como por exemplo entre Alcântara e as Avenidas Novas -, mas para já a aposta vai ser em completar alguns que têm interrupções - "como na rua da Junqueira", refere o vereador - e sinalizar melhor outros.


Comentários
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  • Bvcmc
    26 jan, 2018 Lisboa 10:48
    É uma ótima ideia para colmatar os atrasos e cativar mais clientes e sucessivamente diminuir o trânsito e a poluição na cidade. De salientar que este tipo de solução já acontece e é bem sucedido em parte do troço no cruzamento da avenida Lusíada com a avenida dos combatentes.
  • J Simões
    26 jan, 2018 Lisboa 10:32
    A CARRIS vai de mal a pior. Os quadros indicadores do tempo que falta para a passagem dos autocarros, é mentira: ou estão inoperacionais ou "não batem certo" As "suspensões" "já foram" e o "incómodo" dos solavancos e da barulheira, enfim... etc.etc.etc.
  • Vasco
    26 jan, 2018 Santarém 10:29
    Ao jornal, o vereador recorda que entram na cidade diariamente 150 mil carros e garante que tem de ser melhorada a sensibilização das pessoas para o uso do transporte público. O que de facto tem de ser melhorado senão dizer mesmo começado de raiz é parques de estacionamento no máximo a preços acessíveis à entrada da cidade e não já dentro da mesma como teimam em construir servidos no mínimo por autocarros e metro que possam distribuir as pessoas pelas várias zonas da cidade deixando as suas viaturas no parque; depois temos ainda os residentes a ocuparem as vias com as suas viaturas enquanto se deveriam construir pelas várias ruas parques de estacionamento obrigatório em altura destinados aos moradores da zona, para isso a própria cidade de Lisboa presta-se a uma boa modificação nesse sentido visto ter muitos prédios degradados e que seriam demolidos para dar lugar a prédios para estacionamento, para além do preço como é evidente não ser favorável trata-se no entanto de uma questão de visão e na prática todos ficariam a ganhar sobretudo a mobilidade das pessoas e a cidade de cara lavada.
  • JChato
    26 jan, 2018 10:28
    Os Transportes Públicos em Lisboa "não cumprem os horários previstos"? NÃO SEI o que se passa em relação a isso, HOJE, porque só muito raramente vou a Lisboa! MAS ... acredito que tal suceda porque JÁ VIVI EM LISBOA, há 3 décadas atrás, e na altura, isso sucedia mas só falo do QUE SEI! Como "olho" para esta medida? SIMPLES: O FOCO É NUMA ÁRVORE E NÃO NA FLORESTA! Vou detalhar porque penso isto! SÓ CONHEÇO UMA REALIDADE EM RELAÇÃO AOS TRANSPORTES PÚBLICOS EM PORTUGAL! NÃO SEI MAS IMAGINO QUE HÁ MUITAS OUTRAS REALIDADES SIMILARES! No LOCAL onde vivo, (para resumir) "há transportes públicos municipais"! Mas ... vou explicar o que sucede! A minha opinião sobre o "transporte público" é NEGATIVA por uma UNICA RAZÃO! O município em que vivo e que é "servido" pelos transportes públicos que existe não se limita a uma Cidade mas (dizem) a TODO O CONCELHO! O concelho tem várias freguesias ... uma das quais, aquela em que resido! A "minha freguesia" é uma vasta área com milhares de pessoas que nela residem e "faz parte da (suposta) zona" abrangida pelos (tais) "serviços de transporte PÚBLICO" tutelado pela Câmara Municipal! Nesta GRANDE ÁREA há 3 LOCAIS ESPECÍFICICOS em que a esmagadora maioria são idosos que "sobrevivem"! Aos Sábados e Domingos ... NÃO HÁ ... "transportes públicos"! PONTO! Porquê? NÃO SEI mas se o "argumento" é uma questão financeira ... atiro-me JÁ para o chão a rir! E ... mais não digo!
  • Eduardo
    26 jan, 2018 Almada 09:59
    Deviam ir mais vezes à Alemanha para aprenderem um pouco, esse sistema existe à anos a funcionar lá, mas infelizmente os nossos governantes parece que só vão a França.
  • André
    26 jan, 2018 Lisboa 09:40
    Agora é que os condutores de Lisboa vão andar a 260kmh e queimar pneus para conseguirem passar com o verde. Já basta no eixo central existem milhares de condutores que não param nos vermelhos... se virem que o não está ninguém no cruzamento, arrancam, ignorando o semáforo ou algo que toda a gente de Lisboa já viu: passa uma ambulância pela faixa BUS e é ver uma fila de carros a ir atrás dela, quando passa no semáforo, os carros arrancam para aproveitar que a ambulância para o trânsito do outro lado...
  • JR
    26 jan, 2018 Lisboa, Puto 08:59
    Iluminados.
  • DR XICO
    26 jan, 2018 LISBOA 08:52
    Otima medida para valorizar os transportes públicos, o sistema devia ser adotado em todo o pais, só assim valia a pena mudar para transportes públicos e já agora rever os horários dos mesmo no interior do país pois há casos em que os mesmos não coincidem em nada com a vida normal dos utentes (entradas para empregos e hora de almoço). ASSUNTO A REVER E PROMOVER.
  • Sinaleiro
    26 jan, 2018 Lisboa 08:44
    Vão ficar sempre verdes é isso ?

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