Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Presidente de Timor-Leste dissolve Parlamento e convoca eleições

26 jan, 2018 - 01:55

Francisco Guterres considera que Governo e oposição não estão a entender-se em questões fundamentais e pede ajuda ao povo para resolver o impasse.

A+ / A-

Francisco Guterres "Lu-Olo" dissolve o Parlamento de Timor-Leste e marca eleições antecipadas.

A decisão foi conhecida já esta madrugada em Portugal numa declaração feita directamente do palácio presidencial em Dili.

"Lu-Olo" tenta assim resolver o impasse político no país, numa altura em que Governo e oposição estão divididos sobre o melhor caminho a seguir.

"O Presidente acredita que só o povo pode ajudar a resolver os novos desafios que o país enfrenta. Humildemente, o Presidente pede ao povo que vote novamente em eleições", referiu Francisco Guterres.

A decisão foi tomada depois do Presidente ter recebido, durante a semana, os cinco partidos com assento parlamentar: Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin), Congresso Nacional da Reconstrução Timorense (CNRT), Partido Libertação Popular (PLP), Partido Democrático (PD) e Kmanek Haburas Unidade Nacional Timor Oan (KHUNTO).

A data das eleições não é ainda conhecida, mas será tomada de acordo com a Constituição timorense, acrescenta "Lu-Olo".

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+