Tempo
|
A+ / A-

Papa recorda o sofrimento e o martírio que une os cristãos

25 jan, 2018 - 17:17

Numa celebração ecuménica que assinala o fim do oitavário de oração pela unidade dos cristãos, Francisco focou aquilo que une as diferentes confissões e não o que os divide.

A+ / A-
Papa recorda o sofrimento e o martírio que une os cristãos
Papa recorda o sofrimento e o martírio que une os cristãos

O Papa Francisco focou esta quinta-feira os factores que unem os cristãos de diferentes confissões, durante uma celebração ecuménica que se realizou no Vaticano.

A celebração das vésperas marca o fim do oitavário de oração pela unidade dos cristãos, que se realiza todos os anos em Janeiro.

Perante uma delegação composta por representantes de diferentes confissões religiosas, o Papa Francisco falou da perseguição que sofrem tantos cristãos actualmente.

“Também os cristãos de hoje encontram muitas dificuldades no caminho, rodeados de tantos desertos espirituais, que fazem secar a esperança e a alegria. Pelo caminho há, inclusivamente, perigos graves que põem a vida em risco.”

“Quantos irmãos sofrem hoje perseguições em nome de Jesus! Quando o seu sangue é derramado, mesmo quando pertencem a confissões diversas, tornam-se em conjunto testemunhas da fé, mártires, unidos no vínculo da graça baptismal”, disse.

Para além dos casos de perseguição concreta anticristã, há também várias situações de sofrimento que Francisco sublinhou. “Além disso, conjuntamente com amigos de outras tradições religiosas, os cristãos enfrentam hoje desafios que aviltam a dignidade humana: fogem das situações de conflito e miséria, são vítimas do tráfico de seres humanos e de outras escravaturas modernas, padecem dificuldades e fome, num mundo cada vez mais rico de meios e pobre de amor, onde as desigualdades continuam a aumentar.”

“Mas, tal como os israelitas do êxodo, os cristãos são chamados a guardarem, juntos, a memória do que Deus cumpriu neles. E, ao reavivar esta memória, podemos ajudar-nos uns aos outros e a enfrentar, só com as armas de Jesus e a doce força do seu Evangelho, todos os desafios, com coragem e esperança”, disse.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vera
    27 jan, 2018 Palmela 10:43
    Quem é que disse ao Papa Francisco, que os Cristãos são todos unidos? não são todos! há cristãos de ideias fixas e que as ideias dos outros não contam...

Destaques V+