Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Brasil

Tribunal de recurso condena Lula da Silva

24 jan, 2018 - 18:36

"Lula agiu por acção e omissão para prática criminosa” e a sua "culpabilidade é extremamente elevada", concluíram dois dos três juízes do tribunal de recurso.

A+ / A-

Dois dos três juízes do tribunal que está a analisar o pedido de recurso de Lula da Silva confirmam a condenação por corrupção do antigo Presidente do Brasil.

Os desembargadores Pedro Gebran Neto e Leandro Paulsen consideram que histórico dirigente do Partido dos Trabalhadores, de 72 anos, é o verdadeiro proprietário de um apartamento de luxo, em Guarujá, que será uma contrapartida por favorecimento a uma construtora.

Primeiro foi o relator Pedro Gebran Neto a manter a condenação por corrupção passiva e a pedir um agavamento da pena aplicada a Lula da Silva, de nove anos e seis meses para 12 anos e um mês de prisão.

"A culpabilidade de Lula é extremamente elevada", declarou Gebran Neto.

Horas depois, o juiz Leandro Paulsen também votou pela manutenção da condenação aplicada ao antigo Presidente brasileiro.

"Lula agiu por acção e omissão para prática criminosa”, concluiu Leandro Paulsen.

Lula da Silva ainda pode recorrer para os tribunais superiores.

O recurso desta quarta-feira foi antecedido de manifestações a favor e contra Lula da Silva, que se pretende candidar às próximas eleições presidenciais.

Em Julho do ano passado, Lula da Silva foi condenado pelo juiz do caso "Lava Jato", Sérgio Moro, a nove anos e seis meses de prisão.

O antigo Presidente foi considerado culpado dos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção passiva.

Sérgio Moro considerou que o ex-líder do Partido dos Trabalhadores recebeu subornos no valor de 3,7 milhões de reais (cerca de um milhão de euros) da construtora OAS.

Em causa está um apartamento triplex na zona do Guarujá, no estado de São Paulo, que terá servido como pagamento da construtora a Lula da Silva.

O apartamento foi o pagamento por obras atribuídas à construtora OAS pela petrolífera estatal Petrobras.

O ex-Presidente sempre negou todas as acusações contra si e declarou, em diversas oportunidades, que é vítima de perseguição de membros da operação Lava Jato e do aparelho judicial brasileiro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    23 jul, 2018 19:23
    Ó Dino, se acreditas na "justiça" brasileira vai viver para lá!
  • Dino
    24 jan, 2018 22:00
    Se esse for realmente preso algum dia, começo a acreditar na Justiça Brasileira, e espero que quando as pessoas dizem, que esse indivíduo foi o único que deu oportunidade para o pobre, explique um pouco melhor, ou seja, vamos dstacar algumas oportunidades dadas: Oportunidade de nunca deixar de ser pobre; Oportunidade de nunca ter educação; Oportunidade de nunca ter um serviço de saúde digno; Oportunidade de ficar preso em casa, enquanto os bandidos ficam soltos; Oportunidade de receber a bolsa miséria, o cheque favela, e vou parar por aqui. Que tipo de oportunidade ele deu ou criou?! Sinceramente, não consigo ver. Só quem vive no Brasil, e diariamente usa o transporte público, ou precisa de um atendimento médico, pode dizer que grande oportunidade esse indivíduo nos deu!!! A de morrer na fila de espera , por uma UTI, enquanto ele é a gangue rouba e destrói a maior empresa do País.
  • BRAZUCA
    24 jan, 2018 Brasil 20:11
    Muito bonito para a Universidade de Coimbra que concedeu o título honoris causa a um corrupto ladrão. Fica nos anais dessa Universidade esta mancha .
  • Fernando
    24 jan, 2018 Lisboa 19:43
    RR.... e Barrabás, viva Barrabás.... o normal. Quem já o foi antes do 25 de Abril, e anda encostado às moedas do Templo, nunca muda.... né RR? Vão lá beber no banquete dos fariseus.... que um dia o vosso Templo também cairá.....
  • adriana
    24 jan, 2018 Rio de Janeiro 19:19
    Lula da Silva foi o unico presidente do Brasil que deu oportunidade para o pobre .
  • Santos
    24 jan, 2018 leiria 19:15
    Se perguntarem ao amigo dele o Sócrates ele vai dizer que são só calunias, e é completamente falso, e um absurdo, porque o Lula é um amigo do peito e nunca roubou nada que fosse dele.
  • Maria
    24 jan, 2018 Porto 18:54
    Tanta condenação, anda sempre "por aí"....

Destaques V+