Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Antigo médico da selecção dos EUA condenado entre 40 a 175 anos de prisão

24 jan, 2018 - 17:44

"Acabei de assinar a sua certidão de óbito", declarou a juíza durante a leitura da sentença.

A+ / A-
Dezenas de ginastas humilham médico acusado de abusos sexuais
Dezenas de ginastas humilham médico acusado de abusos sexuais

Larry Nassar, o antigo médico da selecção de ginástica dos Estados Unidos, foi esta quarta-feira condenado entre 40 a 175 anos de prisão por abusos sexuais cometidos contra 160 jovens.

"Acabei de assinar a sua certidão de óbito. Vai estar na escuridão para o resto da vida", declarou a juíza Rosemarie Aqualina durante a leitura da sentença.

Questionado directamente pela juíza, Larry Nassar, de 54 anos, disse que aceitava a pena que lhe fosse aplicada.

Antes da leitura da sentença fez um pedido de desculpa às vítimas: “vou carregar as vossas palavras para o resto dos meus dias”.

Mas a juíza Rosemarie Aqualina considerou que o pedido de desculpas não foi sincero e leu uma carta em que Nassar alegava ter sido “manipulado” para se declarar culpado e acusava as vítimas de fabricarem o caso para ganharem dinheiro e fama.

O julgamento do antigo médico da selecção norte-americana de ginástica ficou marcado pelos testemunhos tocantes das 160 vítimas de abusos sexuais.

Larry Nassar chegou a dizer que não conseguia ouvir mais testemunhos dos actos por ele cometidos, mas a juíza determinou que as jovens continuassem a contar as suas histórias.

O médico caído em desgraça já estava a cumprir uma pena de 60 anos de prisão por pornografia infantil.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Isaac
    27 jan, 2018 Pirassununga 22:57
    Eu não entendi porque as vítimas não denunciaram este médico na época os abusos as quais sofreram? Porque que só agora as vítimas começaram aparecer. Este caso não daria repercussão hoje se as atletas tivessem tomado uma atitude na época ou seja denunciar este maníaco as autoridades.
  • Vítor carneiro.
    25 jan, 2018 Valongo. 12:59
    Só se perdem as que caiem no chão. Isto sim, é justiça, porque não estão no país dos bananas.
  • oraaíestá!
    25 jan, 2018 do cemitério 11:48
    Concordo totalmente com o comentário do Alexandre. Um comentário cheio de bom senso! Faz lembrar um juiz recentemente em portugal.
  • Alexandre
    25 jan, 2018 Lisboa 08:44
    Embora Larry Nassar tenha merecido a condenação, não concordo com o comportamento exibido pela juíza, Rosemarie Aqualina. Os juízes não devem ser estrelas de «reality show» ou meros queridos dos «media». Este tipo de comportamento do tribunal denigre o sistema legal e reduz o princípio do devido processo legal. Ao contrário do que diz o comentário de António Geirinhas, também dá a possibilidade ao condenado de se tornar estrela de televisão. Este tipo de procedimento legal deve ser conduzido com um senso de seriedade apropriado às circunstâncias. Infelizmente, aquilo que a juíza Rosemarie Aquilina fez representa o tipo de «showboating» dos «media» mais associado a um "show trial" que ocorre em países administrados por ditadores e déspotas.
  • António Geirinhas
    25 jan, 2018 S João da Talha/Vale de Figueira 00:57
    É pena que portugal não pense assim!... Este não abusa de mais ninguém Só copiamos o que não presta, deviamos aprender com esta gente... Possivelmente não tinhamos casa pia abusos da igreja casos nos seminarios e outras vergonhas que servem para alguns maniacos se deleitarem a poder abusarem em proveito das suas doidices e manias.
  • Pedro Silva
    24 jan, 2018 Lisboa 21:59
    Competia à juíza condenar e não humilhar o acusado. Quem viu o momento em que a juíza atirou com desprezo a condenação à cara de Larry Nassar, viu parte daquilo que foi a nossa história medieval e não moderna. A humilhação de Larry Nassar por uma juíza idiota foi uma vergonha para justiça americana.
  • Patriarcado
    24 jan, 2018 qualquer cidade 21:28
    Já não há paciência para as palhaças feministas. A juíza não tinha nada que dizer aquilo. A observação que fez foi despropositada, não era da sua competência e as ginastas se humilharam o médico em tribunal deviam pagar por isso. Depois ainda queria saber o que fizeram as ginastas a este médico em vidas passadas (ainda estamos para ver), e se as hipócritas de suas mães não rejeitaram o médico quando eram novas ou os pais das ginastas não têm os seus "pecados". A ver vamos.
  • manueldosreisdejesus
    24 jan, 2018 portugal 20:47
    .... sentenças à américana " terra de vaqueiros " .mui perigoso opinar !!! ... ... olhem-se e dêm sentenças !!! .... ... bando de salteadores e crimonosos !!! .... ....
  • António Carlos
    24 jan, 2018 SINTRA 20:14
    Mais um TARADO do grande alfobre de TARADOS que são os ESTADOS UNIDOS
  • José Gomes L
    24 jan, 2018 Lisboa 20:03
    Se fosse em Portugal ia para uma prisão de ricos e ao fim de 4 anos estava cá fora e ia viver para perto das vitimas, mas o costa está mais interessado em ganhar eleições do que em fazer leis eficazes, que protejam as vitimas.

Destaques V+