Tempo
|
A+ / A-

Irá Lula ser preso por corrupção? A decisão é conhecida hoje

24 jan, 2018 - 07:29

O ex-Presidente brasileiro recorreu da decisão que o condenou a 9 anos e meio de prisão. Se for condenado, não poderá candidatar-se às presidenciais de Outubro.

A+ / A-

Lula da Silva ficará a saber, esta quarta-feira, se o tribunal aceita os seus argumentos e anula a decisão tomada em primeira instância, que o condenou a 9 anos e meio de prisão por ter sido subornado pela construtora OAS, num caso de troca de favores com a petrolífera Petrobras.

A decisão está nas mãos do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) e será conhecida esta manhã no julgamento que vai decorrer, às 10h30 de Lisboa, em Porto Alegre.

Se for condenado, Lula da Silva não poderá concretizar a sua intenção de se candidatar às presidenciais de Outubro.

A defesa do ex-Presidente mostra-se confiante na "força" dos seus argumentos legais e, portanto, na absolvição do seu cliente.

“Temos a expectativa de que, se houver um julgamento justo, imparcial e independente, o resultado será favorável ao ex-Presidente e ele será absolvido”, afirmou há dias o advogado Cristiano Zanin Martins.

Este é apenas um dos nove processos judiciais que envolvem Luiz Inácio Lula da Silva. O juiz da operação “Lava Jato”, Sérgio Moro, considerou que o ex-líder do Partido dos Trabalhadores (PT) recebeu subornos no valor de 3,7 milhões de reais (cerca de um milhão de euros) da construtora OAS.

Em causa está um apartamento triplex na zona do Guarujá, no estado de São Paulo, que terá servido como pagamento da construtora a Lula da Silva – que foi, por isso, acusado de corrupção e branqueamento de capitais.

Lula, hoje com 72 anos, foi o primeiro sindicalista a subir ao poder no Brasil. Deixou o cargo em 2010, ainda com uma taxa de aprovação de 87%, fundamentada nos vários programas sociais que permitiram a muitos brasileiros sair da situação de pobreza.

A sua reputação acabou por ser afectada pelos escândalos de corrupção, mas os analistas políticos acreditam que, se entrar de novo na corrida, poderá reconquistar a Presidência.

Na terça-feira, milhares de apoiantes desfilaram pelas ruas de Porto Alegre em protesto contra aquilo que dizem ser a perseguição política em marcha contra o ex-Presidente.

Lula é pré-candidato às eleições de 7 de Outubro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+