21 jan, 2018 - 18:00
O Papa Francisco, durante o Angelus no Peru, pediu a quem o ouvia para que reflectisse sobre os seus actos porque o coração não pode ser tratado com photoshop.
“Sei que é muito belo ver fotos retocadas digitalmente, mas isso serve só para as fotografias, não podemos fazer o ‘photoshop’ aos outros, à realidade, a nós próprios. Os filtros coloridos e a alta definição funcionam bem apenas nos vídeos; nunca podemos aplicá-los aos amigos. Há fotos que são muito lindas, mas estão todas maquilhadas; e deixai que vos diga: o coração não se pode ‘photoshopear’, porque é nele onde se joga o amor verdadeiro; nele joga-se a felicidade. Jesus não quer que te ‘maquilhem’ o coração. Ele ama-te assim como és e tem um sonho para realizar com cada um de vós”.
A crise política que se vive na República Democrática do Congo não passou ao lado da visita do Papa no Peru.
Há notícia de, pelo menos, cinco mortos e 17 feridos em protestos contra o Presidente da República Democrática do Congo, Joseph Kabila.
Resultado de uma acção das autoridades que tentaram à força dispersar uma manifestação, um dos vários protestos em curso no país.
Francisco chamou à atenção para o problema, no final do Angelus na Praça de Armas em Lima onde pediu aos responsáveis e às autoridades daquele país africano para evitarem toda e qualquer forma de violência.
“Nesta praça e com todos os jovens, peço às autoridades responsáveis e a todos neste país amigo, esforços a fim de evitar todas as formas de violência e a busca de soluções a favor do bem comum. Rezemos todos juntos, em silêncio, pelos nossos irmãos da República Democrática do Congo”, acrescenta o Papa.
A viagem apostólica de Francisco ao Peru termina este domingo.
Renascença no Chile e Peru com o Papa Francisco. Apoio: Santa Casa da Misericórdia de Lisboa