Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sargento que não mandou fazer rondas em Tancos castigado com 15 dias longe de casa

18 jan, 2018 - 17:58

O Exército concluiu processos disciplinares a quatro militares dos paióis de Tancos. Impossibilidade de saída do quartel foi a pena mais gravosa.

A+ / A-

O Exército concluiu os quatro processos disciplinares abertos na sequência do furto de material de guerra em Tancos, determinando a pena mais gravosa a um sargento que não mandou fazer as rondas.

O porta-voz do Exército, Vicente Pereira, adiantou à agência Lusa que nenhum dos quatro militares recorreu das penas atribuídas no âmbito dos processos abertos na sequência do furto do material militar dos paióis de Tancos.

A pena mais gravosa foi aplicada a um sargento do regimento de Engenharia 1, a quem foi aplicada a pena de proibição de saída durante 15 dias, por ser sido provado que "não mandou fazer as rondas como estava previsto na norma de execução permanente".

Um oficial que estava de serviço no dia do furto, "e que podia ter ele próprio feito a ronda e não o fez", foi punido com uma "repreensão agravada", disse o tenente-coronel.

Quanto ao quarto processo disciplinar, instaurado após se ter verificado uma discrepância entre o material declarado como furtado e aquele que foi recuperado na Chamusca, resultou numa "repreensão simples" ao militar responsável pelo controlo de entradas e saídas das cargas dos paióis por não ter preenchido corretamente o registo do material.

O primeiro processo dizia respeito ao "incitamento à prestação de falsas declarações" e recaiu sobre uma praça, que já cumpriu pena, seis dias de proibição de saída, segundo disse o ministro da Defesa, Azeredo Lopes, terça-feira no parlamento.

O furto de material de guerra dos paióis de Tancos - entretanto desativados - foi divulgado pelo Exército a 29 de Junho.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Filipe
    19 jan, 2018 évora 00:30
    Tal era a pontaria de saberem quem não mandava fazer rondas , e quem pilhou tudo e devolveu com juros foi punido ? Não era o padre da paróquia que adivinhava a falta de rondas ...
  • General
    19 jan, 2018 Tancos 00:12
    O sargento é que paga
  • Toninho Marreco
    18 jan, 2018 Ponte do Lima 23:03
    Este país é um fartote de riso .
  • Sai palha
    18 jan, 2018 Lisboa 18:47
    No meu tempo um desenfianço durante um fim de semana dava uma pena dez vezes mais pesada. A tropa hoje confunde-se com os escuteiros.

Destaques V+