Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Governo português satisfeito com acordo na Alemanha

12 jan, 2018 - 12:08 • Sérgio Costa

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, considera que o acordo entre Merkel e Schulz é um factor "que ajuda muito às reformas" de que a União Europeia necessita.

A+ / A-

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, diz que o acordo de Governo firmado, na Alemanha, entre a CDU e o SPD "é uma boa notícia para toda a Europa".

"O governo português vê com satisfação este passo dado para a formação de um governo sólido e estável na Alemanha. A Alemanha é um parceiro muito importante, quer no plano bilateral quer no quadro da União Europeia, pelo que a perspectiva de que o quadro de um governo em funções de gestão termine, é boa notícia para toda a Europa.", disse Santos Silva, esta sexta-feira, em declarações à Renascença.

Questionado sobre se o acordo entre Merkel e Schulz é uma condição para que a União avance nas reformas que tem em agenda, o ministro dos Negócios Estrangeiros diz que se trata de um factor "que ajuda muito as reformas, porque a participação da Alemanha no processo de decisão europeu é absolutamente central".

De acordo com Augusto Santos Silva, a União tem "duas questões essenciais" para resolver em 2018: "A reforma e a conclusão da União Económica e Monetária e a preparação do próximo quadro financeiro plurianual, após 2020, isto é, do orçamento da União Europeia como tal para o período posterior a este período de fundos".

Santos Silva reforça que "a reforma da União Económica e Monetária é um dos pontos do acordo entre a CDU e SPD e esse ponto vai no bom sentido, porque é preciso completar a União Monetária torná-la favorável à convergência das economias e mais bem preparada para responder a eventuais futuras crises".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+