Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Carvão das minas em Pejão continua a arder após fogo de Outubro

12 jan, 2018 - 11:09

Técnicos foram chamados para avaliar. A combustão é subterrânea, mas os gases expelidos são visíveis e têm um cheiro intenso a enxofre.

A+ / A-

Relatos da população, confirmados pelo presidente da Câmara de Castelo de Paiva, dão conta da combustão de resíduos de carvão nas antigas minas do Pejão, desde Outubro. Técnicos foram enviados para avaliar no local impacto.

A situação está a acontecer nas entulheiras das minas, onde estão depositadas muitas toneladas de resíduos, e foi activada pelo incêndio de 15 de Outubro, através das raízes das árvores que foram consumidas pelas chamas.

A combustão é subterrânea, mas os gases expelidos para a atmosfera são visíveis e têm um cheiro intenso a enxofre. A população mais próxima está situada a cerca de 300 metros.

Os autarcas exigem uma solução técnica rápida e eficaz para o problema, depois de as tentativas dos bombeiros para extinguir a combustão, com a utilização de grandes quantidades de água, não terem resultado.

Um grupo de técnicos da Empresa de Desenvolvimento Mineiro (EDM), à qual compete a monitorização das áreas mineiras degradadas, deslocam-se esta sexta-feira a Castelo de Paiva para fazer uma avaliação.

Segundo um esclarecimento enviado à agência Lusa pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), a deslocação ocorre para "dissipar a hipótese da existência de impactos numa escala de âmbito local, envolvente das minas do Pejão".

A CCDR-N assinala que a EDM é responsável pela "caracterização e recuperação ambiental das áreas mineiras degradadas e sua monitorização, no âmbito do contrato de concessão atribuído pelo Estado português.

A mesma comissão indicou, numa posição escrita, que os dados sobre poluentes atmosféricos da estação de medição mais próxima das antigas minas do Pejão, situada a Paços de Ferreira, "não se verificaram em 2017 excedências aos valores limites dos poluentes nela monitorizados: partículas (PM10), dióxido de azoto (NO2) e ozono (O3)".

Gases nocivos?

Em declarações à Lusa, um antigo funcionário das Minas do Pejão disse que a combustão provoca gases tóxicos.

António Pinto, que mora na localidade de Pedorido, onde laboravam as minas, disse que a situação é "muito preocupante", porque a combustão dos resíduos de carvão provoca gases, visíveis a olho nu, com substâncias que "podem ser nocivas para a saúde pública", ao nível das doenças respiratórias.

O ex-trabalhador da exploração mineira reforçou a preocupação com a proximidade de um lar de idosos, onde já se sentem os cheiros resultantes da combustão, defendendo, por isso, a título de prevenção, a evacuação do equipamento.

Em 1994, quando foi encerrada a mina, as entulheiras foram cobertas com aterro, por imposição da União Europeia, contou.

Quanto mais tempo se demorar a extinguir a combustão, mais ela evoluirá para camadas profundas, tornando mais difícil eliminá-la, alertou.


Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • couto machado
    12 jan, 2018 Porto 19:26
    Portugal está a arder há muito mais tempo, em fogo lento....

Destaques V+